O que é um oligopólio Cite exemplos?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Oligopólio Puro: ocorre quando o produto oferecido pelas empresas não tem diferenciação, é homogêneo. Como exemplo, podemos citar o cimento ou o alumínio. Oligopólio Diferenciado: é quando o produto que é oferecido tem alguma diferenciação relevante ou características qualitativas diferentes dependendo da empresa.

Os oligopólios podem ser classificados nas seguintes classes: Oligopólio natural: É o oligopólio que ocorre quando poucas empresas podem competir no mercado, devido a certas condições naturais como o aproveitamento da economia de escala ou da demanda que enfrentam.

Configura-se oligopólio quando poucas empresas dominam a produção e comercialização de determinado bem ou serviço. O oligopólio se aproxima das práticas do chamado monopólio, entretanto, ao invés de apenas uma empresa centralizar o poder de certo mercado, no oligopólio é um grupo pequeno de empresas que o faz.

Exemplos de Monopólio
Temos como exemplo de monopólio regulamentado o caso da Petrobrás no Brasil. A empresa atua em toda a cadeia de óleo e gás, sendo ao mesmo tempo detentora de poços de petróleo, refinarias e também distribuidoras.

1. Monopólio Comercial. Tipo ocorrido quando uma empresa é a única a ofertar determinado produto ou serviço. Muito comum no setor de tecnologia, onde empresas como Facebook e Google são as únicas a ofertar suas soluções.

Um oligopólio é a situação onde poucas empresas dominam um mesmo mercado. Entenda melhor por que um oligopólio ocorre e quais são suas consequências. A concorrência é uma das engrenagens que mantém o mundo dos negócios funcionando.

Por definição econômica, oligopólio é um ambiente competitivo no qual poucas empresas detêm o controle de uma grande parcela do mercado. Em outras palavras, há poucos vendedores para muitos compradores, ou seja, baixa concorrência empresarial.

E como oligopólios se formam? Em geral, eles são formados a partir da fusão entre empresas que já tem uma grande participação de mercado, diminuindo cada vez mais o número de envolvidos e, normalmente, se estruturando em apenas 2 ou 3 que detém o mercado para si.

“O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado, formando barreiras à entrada de novas empresas” (PINHO; VASCONCELLOS, 2015, s/p) Assim pode ser explicado como o mercado que a um pequeno número de empresas ofertando bens e serviços, um ...

O oligopólio é uma estrutura de mercado que pode trazer diversas desvantagens para a população. Isso porque, nesse cenário, há poucas empresas disputando espaço entre os consumidores. Logo, pode haver aumento no preço dos produtos e serviços — o que não é benéfico para os clientes.

4 sinônimos de oligopólio para 1 sentido da palavra oligopólio: Poder exercido por um grupo restrito: 1 oligarquia, autoridade, monopólio, soberania.

Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina grande parte do comércio de um determinado produto ou serviço.

A exemplo daquilo que ocorre em vários outros países, os oligopólios respondem pela maior parcela da produção brasileira. Em contraste, o cartel constitui uma combinação entre agentes do mercado para aumentar preços, boicotar um concorrente efetivo ou potencial, dividir mercados ou fazer tudo isso ao mesmo tempo.

Monopólio é o controle exclusivo por parte de uma empresa no comércio ou produção de algum bem ou serviço. Monopólio é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço.

O que é um monopólio? Na sua forma clássica e mais pura, monopólio é o domínio de um único fornecedor sobre a oferta de um produto ou serviço que não possui substituto.

A iniciativa privada até consegue explorar jazidas de combustível fóssil no subsolo brasileiro. Já em relação ao refino do petróleo, o monopólio ainda existe na prática. Há 17 refinarias no país, que transformam o produto bruto em gasolina, diesel, querosene, lubrificantes, nafta e outros.

Considerado ideal por muitos economistas, o modelo de Concorrência Perfeita se aplica quando há muitos vendedores (oferta) e muitos compradores (procura). Nesse caso, as empresas e os consumidores não conseguem influenciar o mercado de maneira individual.

Dentre as empresas relacionadas pelo IBEPS, apenas Samsung e Uber são multinacionais estrangeiras, as demais Ambeve, Localiza, BRF, Ifood, Cielo, Gol e Via Varejo dominam o mercado no Brasil e despontam no mercado internacional, quase sem concorrência.

A lei 8137/90 considera como crime contra a ordem econômica o acordo entre empresas com objetivo de fixar artificialmente os preços ou quantidades dos produtos e serviços, de controlar um mercado, limitando a concorrência. Prevê, para a prática, pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

Resposta. é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existempoucos vendedores para muitos compradores.