O que é herança na programação orientada a objeto?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

A herança é um tipo de relacionamento entre classes que significa que uma classe é outra. É uma propriedade dos objetos que permite a criação de uma hierarquia entre eles, onde os descendentes herdem dos seus ancestrais: Suas estruturas de dados; e. Seu código.

Herança é um mecanismo importante quando um grupo de classes apresenta a mesma interface, mas a implementação interna dos métodos é diferente. Polimorfismo é uma característica em orientação a objetos que usa a hierarquia de objetos.

A herança é um mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes a partir de classes já existentes, aproveitando-se das características existentes na classe a ser estendida. Este mecanismo é muito interessante, pois promove um grande reuso e reaproveitamento de código existente.

Herança é um princípio de orientação a objetos, que permite que classes compartilhem atributos e métodos, através de "heranças". Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos. O conceito de herança de várias classes é conhecido como herança múltipla.

Tópicos

  • Herança jacente.
  • Herança vacante.
  • Herança social.
  • Herança genética.

Em casos onde se que padronizar assinaturas de métodos, pode ser usado a interface, já em casos onde se que reaproveitar os atributos de uma classe e também implementar ou sobrescrever métodos via polimorfismo, pode ser melhor utilizar a herança.

Além de direito fundamental, a herança também assume a função de garantia constitucional da propriedade, impondo ao Estado o dever de garanti-la e preservá-la, destacando-se, especialmente, o dever de respeito ao poder de disposição do autor da sucessão, sem desmerecer o direito dos herdeiros necessários de sucedê-lo ...

Se uma classe criada através de herança possui uma única superclasse, então o processo é chamado de herança simples.

Na POO, o polimorfismo denota uma situação em que um objeto pode comportar-se de maneiras diferentes ao receber uma mensagem. O comportamento do objeto vai depender do modo como ele foi concebido. O polimorfismo é complementado pelos conceitos de herança e sobrecarga de métodos.

Polimorfismo significa "muitas formas", é o termo definido em linguagens orientadas a objeto, como por exemplo Java, C# e C++, que permite ao desenvolvedor usar o mesmo elemento de formas diferentes. Polimorfismo denota uma situação na qual um objeto pode se comportar de maneiras diferentes ao receber uma mensagem.

Este tipo de relacionamento é chamado de Herança. Para representarmos este tipo de relacionamento na linguagem, devemos utilizar a palavra reservada extends, de forma a apontar para qual classe a nossa nova classe deve herdar seus atributos e métodos.

Uma das grandes vantagens de usar o recurso da herança é na reutilização do código. Esse reaproveitamento pode ser acionado quando se identifica que o atributo ou método de uma classe será igual para as outras. Para efetuar uma herança de uma classe é utilizada a palavra reservada chamada extends.

estender (algo) v.

Enquanto a herança deriva uma classe de outra, a composição define uma classe como a soma de suas partes. As classes e objetos criados por herança são fortemente acoplados porque alterar a classe base ou classe pai em um relacionamento de herança corre o risco de quebrar seu código.

O recebimento de uma herança só poderá ser feito mediante a instauração de um procedimento formal, onde serão levantados todos os bens do falecido, enumerados os interessados (herdeiro e legatários) e oportunizado o pagamento das dívidas, bem como, se for o caso, recolhido o Imposto de Transmissão (ITCMD).