O que e um número racional e irracional?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Os números racionais são todos os números que podem ser expressos em forma de fração. Os números irracionais são aqueles com uma quantidade ilimitada de algarismos não-periódicos e que não podem ser expressos como fração.

Os números racionais podem ser representados em forma de fração, números decimais de finita ordem e dízimas periódicas. Números racionais são todos aqueles números que podem ser representados por uma fração. É conhecido como um número racional todo número que pode ser representado como uma fração irredutível.

Números racionais são os números que podem ser representados como uma fração em que o numerador e o denominador são inteiros. As frações, as dízimas periódicas e os números com uma quantidade finita de casas decimais são exemplos de números racionais.

O conjunto dos números racionais é formado por todos os elementos que podem ser escritos na forma de fração. Assim, se o número pode ser representado por uma fração, então ele é um número racional.

Os números racionais são os números que podem ser escritos na forma de fração. Esses números podem também ter representação decimal finita ou decimal infinita e periódica.

Um número irracional é aquele que satisfaz a definição, ou seja, um número que não pode ser representação como fração. Os números irracionais são: As raizes não exatas: quando um número natural não possui raiz exata, ele é considerado um número irracional.

Entre dois números naturais consecutivos existem infinitas frações, por exemplo: entre 2 e 3 existem 21/10, 5/2, 29/10 e assim por diante.

Racional é um adjetivo oriundo do termo latim "rationalis" e é usado para descrever alguém que é dotado e faz uso da razão, que raciocina, que é razoável, está conforme à razão. Racional é o ser que pensa, raciocina, que age segundo a razão.

Os animais, considerados como um ser irracional, por mais que possamos pensar que ele é um ser livre, realiza seus atos impelido pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural, para um fim de que ele mesmo ignora e cujas conseqüências não consegue nunca prever.

Um número irracional é definido como um número real que não pode ser expresso por meio da divisão de dois números inteiros. Sendo assim, um número irracional é um número real que não é racional. Note que os números irracionais são definidos por aquilo que não são, ou seja, são definidos por não serem racionais.

Como os números irracionais são originários apenas dos números que não são passíveis de representação fracionária, isso torna o conjunto de números racionais relativamente maior.

Realmente todo número inteiro é racional, pois pode ser escrito na forma de fração. Por exemplo, o número - 7, que é inteiro pode ser escrito, na forma de fração, como -7/1.

Resposta verificada por especialistas. Exemplificando três números racionais entre - 1 e 3, temos: - 0,75, 0,5 e 2,125.

A raiz quadrada de 3 é, aproximadamente, 1,732.

Se uma raiz quadrada não é exata, então é um número irracional. Consequentemente, sua representação decimal é um valor aproximado. A raiz quadrada de 3 é aproximadamente 1,732.

O que eles têm em comum? A resposta é rápida: nenhum deles pode ser dividido por outros números além de 1 e eles mesmos (ou seja, o número 2 pode ser dividido por 1 e por 2; o número 11, por 1 e por 11, e assim por diante). Por isso, são chamados números primos.

Hipaso de Metaponto

A primeira descoberta de um número irracional é geralmente atribuída a Hipaso de Metaponto, um seguidor de Pitágoras. Ele teria produzido uma demonstração (provavelmente geométrica) de que a raiz de 2 (ou talvez que o número de ouro) é irracional.