O que é um nome transitivo?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Gramática Diz-se dos verbos e dos nomes que se fazem acompanhar de complemento: comprar uma casa; fidelidade aos amigos.

São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta. Diferente do verbo transitivo direto, o transitivo indireto precisa da preposição para fazer a regência verbal.

Veja a definição e exemplos. Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.

Verbos transitivos. Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago.

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.

Regência de alguns nomes

  1. Substantivos. ADMIRAÇÃO – a, por. AVERSÃO – a, para, por. ATENTADO – a, contra. BACHAREL – em. CAPACIDADE – de, para. ...
  2. Adjetivos. ACOSTUMADO – a, com. AFÁVEL – com, para com. ALHEIO - a, de. ANSIOSO – de, para, por. APTO – a, para. ...
  3. Advérbios. LONGE - de. PERTO - de. Por Vânia Duarte. Graduada em Letras.

Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

  • Na regência verbal o termo regente é um verbo;
  • Na regência nominal o termo regente é um nome.

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Por fim, pode-se dizer que os verbos intransitivos são aqueles cujas ações referem-se ao sujeito e, por isso, não transitam para um objeto (seja ele direto seja ele indireto).

  1. Relembrando a classificação dos verbo. Verbo transitivo direto(VTD) - Exige objeto direto. ...
  2. OD. Verbo transitivo(VT) - Exige objeto indireto. ( ...
  3. OI. Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) - Exige dois objetos: ...
  4. OD OI. Verbo intransitivo(VI) - Não exige complemento Ex: A velha igreja desabou.

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.

Exemplos de frases com verbos intransitivos:
Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança. Possuir a autoridade ou o domínio sobre: tinha um povo.

Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.