O que é um nódulo Hipodenso?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Geralmente são lesões benignas que não necessitam de tratamento específico. Mais uma vez reforço a necessidade de passar em consulta médica para que seja feito diagnóstico e tratamento correto.

Esse tipo de nódulo é compatível com cicatriz de alguma infeção que você talvez nem tenha percebido que estava doente, mas ficou com esse resquício no pulmão. O ideal seria você ter algum exame de imagem antigo, de preferência com pelo menos dois anos, para que as imagens fosse comparadas.

Áreas hipodensas na tomografia são regiões de tecido cerebral que apresentam uma representação gráfica diferente do restante do resto na avaliação da imagem, são mais escuras que o tecido sadio ao redor.

Lesões hipodensas geralmente são achados de exame de imagem (tomografia) e se tratando de uma lesão hipodensa no rim, pode-se tratar de um cisto renal. Este cisto pode ser simples ou complexo com chance de malignidade. É necessária uma investigação mais aprofundada como exames contrastados para saber a real origem.

Quando o indivíduo não possui histórico de doença no fígado, o nódulo pode ser benigno e as chances de câncer são menores. Mas, quando já existe alguma doença hepática, como a cirrose ou a hepatite, as chances de que o nódulo se transforme em carcinoma hepatocelular, são maiores.

Como saber se o nódulo no fígado é benigno ou maligno? O recomendado é procurar um médico especialista em fígado para essa investigação. Além da história clínica normalmente se faz exames de imagem como tomografia ou ressonância magnética e exames laboratoriais.

Na maioria dos casos, o nódulo no fígado é benigno e, por isso, não é perigoso, especialmente quando aparece em pessoas que não têm nenhuma doença de fígado conhecida, sendo descoberto acidentalmente em exames de rotina.

Trata-se de um nódulo benigno, de formato arredondado, liso, móvel, indolor e de crescimento lento. É bastante comum entre as mulheres em idade fértil, ou seja, com menos de 35 anos. Causam dor na região da mama e o aparecimento de pequenos cistos e placas semelhantes à nódulos, durante a palpação das mamas.

O nódulo nada mais é que células que se desenvolveram mais do que deveriam. Ele pode ser sólido, quando composto por massa de tecido, ou em forma de cisto preenchido por líquido. Os nódulos podem ser classificados como: isoecogênico, hipoecogênico e hiperecogênico.

Entretanto, para que uma neoplasia se forme, é preciso que o DNA sofra mais de uma alteração e que alguns mecanismos de controle celular falhem. Todo esse processo pode levar semanas, meses ou até mesmo anos.

Cada tecido do corpo tem sua densidade normal, que os radiologistas conhecem. Se a densidade está alterada, expressamos isto usando a terminologia da TC: hiperdenso, hipodenso ou isodenso, quando comparado a alguma outra estrutura.

Designação utilizada em Imagiologia para uma zona de densidade superior à densidade média normal de uma determinada estrutura anatómica, observada em estudos tomodensitométricos.

A tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.

hi·per·den·si·da·de de. [ Radiologia ] Termo usado para designar em imagiologia uma zona com densidade superior à densidade média normal de uma estrutura anatómica .