O que é um nível de hierarquia operacional?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc. Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático.

O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Os 3 níveis de gestão empresarial

  • Nível Estratégico de Gestão Empresarial.
  • Nível Tático ou Técnico de Gestão Empresarial.
  • Nível Operacional de Gestão Empresarial.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

No topo (nível estratégico) estão os presidentes, gestores e diretores da empresa. O grupo de tomadores de decisão é o menos volumoso da hierarquia. No meio do caminho (nível tático) estão os profissionais que recebem diretamente as ordens do nível estratégico e devem desdobrar as estratégias específicas de cada área.

Microempresa: até 19 colaboradores. Pequena empresa: de 20 a 99 colaboradores. Média empresa: de 100 a 499 colaboradores. Grande empresa: acima de 500 colaboradores.

São cinco níveis hierárquicos principais: Metrópoles, Capitais Regionais, Centros Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais.

Enquanto o nível operacional é a base da pirâmide. Esse nível engloba a maior parte da mão-de-obra de uma organização. Por isso, é o responsável por operar todos os processos na empresa.

Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

A sequência correta dos níveis de organização dos seres vivos é: Átomos (IV), Moléculas (III), Células (VII), Tecidos (V), Órgãos (VI), Sistemas (II) e Organismo (I).

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional4.

A pirâmide empresarial é composta pelos seguintes níveis estratégicos:

  • Sistemas de Informação Operacional. Formado por operações rotineiras, normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída. ...
  • Sistemas de Informação: Gerencial ou Tático. ...
  • Sistemas de Informação: Estratégico.