O que é um nevo vascular?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

É uma lesão vascular vermelho-brilhante e debilmente pulsátil, consistindo em uma arteríola central, com finas projeções que lembram pernas de aranha.

Caso haja a suspeita de transformação, indica-se a retirada cirúrgica da lesão. Nevos pigmentados que aumentam de tamanho, mudam de cor, sangram, ferem, coçam ou inflamam podem estar em processo de malignização e devem ser avaliados por um médico dermatologista.

Sinais e sintomas dos nevos atípicos
Em comparação, melanomas têm maior irregularidade nas cores e podem ter áreas que são vermelhas, azuis, esbranquiçadas ou despigmentadas com uma aparência de cicatriz.

O nevo nada mais é do que a pinta na pele, como é popularmente chamada. Esse é o seu nome científico, e designa os pequenos sinais que aparecem em diversas áreas do corpo, normalmente na cor marrom ou mais escura.

As “pintas”, ou nevos, são as manchas na pele mais comuns, de formato regular, podem ser elevadas ou não, e normalmente não representam riscos para as pessoas que as possuem.

O nevo melanocítico congênito (nevo congênito gigante), quando grande, é um fator de risco para melanoma maligno. O nevo nesta imagem tem mais que cerca de 20 centímetros, apresenta uma borda irregular e tem várias cores diferentes.

Consiste na retirada de área de pele de uma zona doadora e posterior a transferência dessa pele para cobrir a área onde foi retirado o nevo. Esse tipo de cirurgia se faz em regiões menores, como face”.

Já os nevos atípicos (ou nevos displásicos) são nevos não usuais, que podem parecer um melanoma. São lesões maiores, podendo ser irregulares no formato e possuir vários tons.

Sinais e Sintomas do Câncer de Pele Melanoma

  1. Assimetria. A forma de metade da mancha não coincide com a outra metade.
  2. Borda. As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
  3. Cor. É muitas vezes desigual. ...
  4. Diâmetro. O diâmetro maior que 6 mm.
  5. Evolução. A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor ou aparência.

O tratamento mais eficiente para o nevo de Ota é a laser e é indicado somente por motivos estéticos. O laser mais indicado são os que fragmentam a melanina em excesso. Na Clínica Fisioderme é utilizado um Laser de alta potência e velocidade de picosegundos, que destrói o pigmento do nevo de Ota em múltiplas sessões.

Qualquer alteração no tamanho, forma, cor ou elevação de uma mancha na pele, ou qualquer novo sintoma nela, como sangramento, coceira ou formação de crostas, pode ser um sinal de alerta de melanoma.

No caso do melanoma a biópsia é o único modo de se obter um diagnóstico definitivo de câncer. Se não for possível realizar a biópsia, o médico solicitará outros exames que ajudarão a definir o diagnóstico. Os exames de imagem são utilizados para determinar se o câncer se espalhou para outros órgãos.

O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Nem toda pinta escura e grande é um sinal de câncer; porém, uma pinta que muda de cor e cresce rapidamente deve ser examinada, pois essas alterações são bastante suspeitas. Se a sua pinta sempre teve mesma aparência, provavelmente ela não oferece perigo. Na dúvida, porém, não deixe de consultar um médico.

Definição: Malformação estável circunscrita da pele e ocasionalmente da mucosa oral, que não é devido a causas externas e, portanto, se presume ser de origem hereditária.

O nevo acrômico é uma anomalia congênita observada em 0,2 a 0,3% dos neonatos e possui uma tendência a se manter estável ao longo do tempo. Apesar do diagnóstico de vitiligo e nevo acrômico serem baseados em características clínicas, a luz de Wood é uma ferramenta que é útil no diagnóstico destas discromias.

Manchas escuras na pele podem estar associadas ao acúmulo de melanina devido ao abuso da exposição solar ou por questões hormonais. Normalmente aparecem nas mãos, no colo e nas costas. A queimadura química, como a queimadura por limão, também pode gerar manchas escuras na pele.

A palavra "melanocítico" significa que esta pinta possui o pigmento melanina na sua composição. Este nevo pode ser juncional ou composto, dependendo das camadas da pele em que a pinta está localizada. Este é um resultado com que frequentemente nos deparamos quando é feita a biópsia de uma pinta suspeita de melanoma.

As biópsias da pele são geralmente feitas com anestésico local, que é injetado na região da lesão, com uma agulha fina. O paciente provavelmente sentirá apenas uma pequena picada e um pouco de ardor quando o medicamento é injetado, mas durante o procedimento não deve sentir nenhuma dor.