O que é um negócio branco que sai do feijão?

Perguntado por: lesteves7 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Algumas pessoas já identificaram pontinhos brancos no feijão que podem ter aspecto similar ao de larvas. Contudo, isso é um mito. O que ocorre é que algumas variedades do grão, como o carioca, ao serem cozidas podem soltar um broto, o sistema embrionário do feijão.

Você pode sim por questão de higiene lavar suas verduras, folhas, grãos e legumes com vinagre. Quando você lavar qualquer alimento com vinagre, por ele ser irritante, bichinhos e pequenas larvas vão se soltar, mas não vão matar tais elementos intrusos. Lembre-se que vinagre não mata bactéria, e muito menos larvas.

Os feijões podem ter alguns bichinhos sim, os chamados carunchos, que fazem furos nesses, mas basta realizar o processo de catação, separando os grãos aproveitáveis dos não, para depois cozinhar.

Feijão e outras leguminosas
Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha passam por um processo diferente de produção e precisam ser lavados para tirar a poeira própria dos grãos. Depois disso, indica-se deixá-los de molho em água – que pode ser morna – por, no mínimo, 10 horas.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

No caso das leguminosas, como o feijão, a soja e o grão-de-bico, por exemplo, o fitato (ácido fítico) é um antinutriente dificultador para absorção de cálcio, ferro, magnésio e zinco.

Faz mal comer feijão azedo, ele poderá fazer muito mal à saúde. O feijão azedo normalmente contêm bactérias nocivas que podem causar problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos e até dores abdominais. Além disso, a fermentação do feijão pode produzir substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais à saúde.

Gorgulho-do-Feijão-de-Corda
Ocorrência: Esse inseto ataca os feijões do gênero Vigna. Como no Nordeste do Brasil a maioria do feijão plantado e consumido pertence a esse gênero, o caruncho mais importante dessa região é este que acabamos de ver, considerado a principal praga do feijão Caupi armazenado.

O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Sua cabeça é amarelada e o corpo branco é carnudo e tem forma de C. Elas se alimentam de matéria orgânica por algumas semanas e então começam a se alimentar das raízes finas e vagens. Além de amendoim, a larva branca também ataca as raízes de cana, pimenta, sorgo, milho, guandu e milheto.

Como surgem os carunchos? Ao contrário da crença popular, os carunchos não surgem de bactérias que infectam a comida. Eles são insetos visíveis a olho nu, porém seus ovos dificilmente são avistados, sendo colocados dentro dos grãos de onde nasce a larva, que vai crescer em alguns dias.

Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos. Evite cozinhar o feijão com sal e temperos frescos como alho e cebola.

Tipos de caruncho

  • Sitophilus oryzae. O caruncho do tipo Sitophilus oryzae pode estar presente no milho, arroz, trigo, cevada, sorgo e até mesmo em cereais processados, como é o caso do macarrão. ...
  • Sitophilus zeamais. ...
  • Araecerus fasciculatus. ...
  • Callosobruchus maculatus. ...
  • Zabrotes subfasciatus.