O que é um museu e para que serve?
Segundo o Conselho Internacional de Museus – ICOM, órgão ligado à UNESCO, um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em ...
O que não pode faltar em um museu?
Espero que ela sirva de inspiração para o seu museu!
- PLANO MUSEOLÓGICO. ...
- PROJETO MUSEOGRÁFICO. ...
- CATALOGAÇÃO, HISTÓRICO E REGISTRO DO ACERVO. ...
- RESERVA TÉCNICA. ...
- BOAS EXPOSIÇÕES. ...
- PLANO DE COMUNICAÇÃO. ...
- PROJETOS DE FINANCIAMENTO E FOMENTO.
O que tem dentro de um museu?
Museus são lugares incríveis, quase templos históricos, que guardam com o máximo cuidado tudo aquilo que não pode se perder com o tempo. Esculturas, pinturas, telas, objetos pessoais, móveis e relógios são alguns itens bem comuns conservados em museus, como você bem sabe.
Qual a importância dos museus para a educação?
Os museus nos processos pedagógicos exercem papel fundamental, pois possibilitam aos interessados, em especial às crianças, à pesquisa a partir da história e da conservação de objetos, documentos e obras, bem como a interatividade nos casos onde isso é possível.
O que se pode aprender em um museu?
Nos museus, é possível aprender sobre inúmeros assuntos, como arte, história, geografia, biologia, ciências e astronomia. Assim, essas visitas incentivam a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e muito mais.
Quais são os diferentes tipos de museus?
- Museus Históricos.
- Museus de História Natural.
- Museus de Ciência e Técnica.
- Museus Etnográficos.
- Museus de Arte.
Qual é a origem do museu?
O museu teve na Grécia Antiga a sua origem, onde núcleos museológicos foram construídos para abrigar os tesouros dos templos, devido o acúmulo de ex-votos. Os tesouros eram, então, analisados pelos sacerdotes, que realizavam a triagem, a classificação, o controle e a segurança desses objetos.
Qual foi o primeiro museu brasileiro?
No Brasil, os espaços museológicos surgiram no século XVII, durante o período de dominação holandesa, com o museu do palácio Vrijburg, na cidade de Recife em Pernambuco. Em 1784, é criada a Casa de Xavier dos Pássaros, um museu de história natural da cidade do Rio de Janeiro.
Qual é o sinônimo de museu?
6 sinônimos de museu para 1 sentido da palavra museu: Coleção de objetos raros: 1 mistura, miscelânea, mescla, reunião, coleção, variedade.
Qual a importância dos museus para a formação das pessoas?
Museus são importantes para a formação cultural do país, pois reconhecem as transformações da inteligência quando os expõe em seus eventos e salas, desvelando o que está aparentemente encoberto pela ignorância dos arrogantes.
O que o museu desperta e promove?
É o espaço ideal para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, promover a socialização e os princípios da cidadania, e colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais.
Por que os museus são considerados lugares de memória?
Os museus guardam a memória e contam histórias. Conservam em suas coleções objetos fundamentais para a memória da comunidade nas quais vivemos. Tais objetos são a expressão de nossos patrimônios natural e cultural.
Que tipo de conhecimento o museu pode transmitir?
Resposta: Um museu guarda mais do que obras e objetos de valor e de prestígio social, uma situação, um fragmento da história, portanto um problema cultural. Tudo que nele é exibido deve ter um compromisso com o conhecimento, a memória e a reflexão.
Quem são os responsáveis pelos museus?
O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais.