O que é um muco branco leitoso?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.

Algumas mulheres ainda podem perceber um pequeno sangramento, chamado de sangramento de nidação. Neste caso o muco cervical é tingido de marrom ou rosa. É importante notar que cada pessoa é diferente e nem todos têm sangramento de implantação ou alterações perceptíveis no muco cervical.

Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

Com a ação do hormônio progesterona, esse muco, também chamado de rolha de Schröder, fica mais espesso a partir do começo da gestação, isolando a ligação do útero com a parte externa. Essa atividade protege o feto contra agentes invasores, como sujeiras, bactérias e outros corpos estranhos.

É normal ter corrimento branco? Sim, qualquer mulher pode ter uma secreção vaginal diária e isso é normal.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

O muco mais aquoso e cristalino é um forte indicativo do período fértil e, nestes dias, o casal pode manter relações a cada 2 dias ou até diárias. Nem sempre a mulher percebe claramente o muco e, para o casal que pretende engravidar, não é aconselhável ficar mais de 2 a 3 dias sem relações sexuais.

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

  • 1 - dor de cabeça. ...
  • 2 - mudança repentina de humor. ...
  • 3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ...
  • 4 - aparecimento de espinhas. ...
  • 5 - cólica e seus efeitos colaterais. ...
  • 6 - mudança na cor da secreção natural.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil, se a fecundação aconteceu. Portanto, só acontece a nidação se o embrião se fixar e ocorrer a gravidez. A partir da implantação é que a gravidez realmente acontece.

Muco esbranquiçado (com pedaços)
Este muco com pedaços pode ser confundido com alguns tipos de secreção como a da candidíase. O muco esbranquiçado não é do muco tipo creme hidratante, e sim um muco branco grosso com grumos também brancos. Este muco é muito normal, se não estiver acompanhado de coceiras e ardência.

A dra. Rebeca explica que é muito comum o corrimento fisiológico natural ficar mais ácido que o normal antes do período menstrual e parecer candidíase. Nesse caso, o corrimento fica normal no resto do ciclo, mas volta acompanhado de coceira.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar. Eles são importantes para a gravidez natural e para a reprodução assistida.