O que é um miniconto e como fazer?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha. A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras.

Muitos autores chamam de minicontos aqueles com até 200 caracteres, microcontos com até 150 caracteres e nanocontos com até 50 caracteres.

Um microconto deve obter em sua estrutura uma tríade que consiste em: brevidade, narratividade e intertextualidade.

Minicontos também são conhecidos como microcontos. É um tipo de conto extremamente breve que busca trazer os elementos da narrativa – espaço, tempo, lugar, personagens – em um número reduzido de frases. A tarefa do leitor é entender a história que está nas entrelinhas.

O escritor guatemalteco Augusto Monterroso, que morreu em 2003, é tido como um dos fundadores do “gênero” com o conto “O Dinossauro”, escrito com apenas 37 letras e considerado o menor da literatura mundial, na época: “Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.”

O miniconto "No metrô vazio", de Heloisa Seixas, é narrado em terceira pessoa, ou seja, apresenta narrador-observador. Esse tipo de narrador apenas conta o que vê diante de seus olhos e não tem nenhuma participação direta nos acontecimentos da história.

Um microconto pode ter entre 7 e 500 palavras. Isso quer dizer que você precisa escolher suas palavras com cautela, criatividade e sabedoria. Como toda história, um microconto também precisa apresentar começo, meio e fim.

Nessa pesquisa diacrônica visita-se a obra de autores como Augusto Monterroso, autor de “O dinossauro”, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo, Raymond Carver, norte-americano apontado como ícone minimalista da literatura, e Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil.

Resposta verificada por especialistas
Quem narra o conto é a própria personagem principal, tal fato faz a caracterização da presença de um narrador personagem (o qual narra os acontecimentos e ao mesmo tempo também tem participação neles).

O microconto pode se constituir em ferramenta de aprendizagem nas aulas de língua espanhola, incentivando o aluno a utilizar sua capacidade de síntese, e despertar o interesse pela leitura e escrita em língua estrangeira.

A função do efeito dentro de um microconto ou miniconto é apenas sintetizar algumas informações, tornando o conteúdo escrito cada vez mais curto.

É sempre muito produtivo levar um miniconto para a sala de aula e fazer a turma discutir sobre o que entenderam do texto, mostrando a eles que há alguns indícios importantes, mas que eles têm liberdade de interpretação. Depois, o professor pode sugerir que os próprios estudantes escrevam seus minicontos.

O Guatemalteco AUGUSTO MONTERROSO foi o autor do mais famoso miniconto escrito em apenas 37 (trinta e sete) letras: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”.

Bassini: Microcontos são contos de aproximadamente uma frase ou duas (o tamanho dela é bem variável), mas prefiro aqueles que têm no máximo 140 caracteres.

A figura de linguagem usada na construção do miniconto "A árvore que pensava" é a prosopopeia. A prosopopeia consiste em atribuir características e emoções humanas a objetos inanimados, animais ou plantas, como é o caso da capacidade de pensar da arvore.

“Porque não quis pagar uma garrafa de cerveja, Pedro da Silva, pedreiro, de trinta anos, residente na rua Xavier, 25, Penha, matou ontem em Vigário Geral, o seu colega Joaquim de Oliveira.”

Narrador personagem
É um narrador em primeira pessoa, portanto, é um personagem da história. Assim, ele não só relata os fatos, como também participa dos acontecimentos narrados: “Como se eu estivesse por fora do movimento da vida.

Como escrever um microconto
Um microconto deve ter no máximo 140 caracteres, mas a maioria prefere limitar em 10 palavras. Tem ainda quem se arrisque em nanocontos, com no máximo 4 palavras! Esse formato de literatura ganhou força com as redes sociais. Ele é rápido para ser escrito e lido no dia a dia.

Menos de 50 letras tornaram famoso o escritor hondurenho Augusto Monterroso (1921-2003) - afinal, é assinado por ele O Dinossauro, o microconto mais famoso do mundo e que se limita a uma única frase: "Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá".

Uma paródia neste sentido tem como objetivo satirizar alguns aspectos da obra em geral. Dentro de um miniconto, onde os detalhes são reduzidos e a duração da história é algo curto, temos apenas o objetivo de entreter os leitores, fazendo pequenas alusões a história original.

Temos três tipos:

  • o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)
  • o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
  • os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.