O que é um minério exemplos?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Minério é um agregado de minerais ou elemento químico que possui um valor econômico agregado, podendo ser economicamente e tecnologicamente viável de se realizar a sua extração. Por exemplo, o ouro ocorre naturalmente na natureza, porém apenas por vezes a sua extração é viável financeiramente.

Os minérios mais comuns no Brasil são:
Bauxita: Usada para produzir alumínio. Minério de ferro: O principal ingrediente na produção de aço. Minério de estanho: Usado na produção de latas de estanho e outros produtos. Minério de nióbio: um elemento valioso usado na produção de ligas.

Recursos minerais, também chamados de minérios, são caracterizados como materiais inorgânicos que ocorrem naturalmente na crosta terrestre, e cuja exploração é economicamente viável. Os minérios são amplamente utilizados como matéria-prima para a elaboração de diversos bens, desde aviões até eletrodomésticos.

Nióbio

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

Os minérios são encontrados em regiões geológicas chamadas escudos cristalinos. Existem diversos métodos de mineração. Os mais conhecidos são a lavra a céu aberto e a lavra subterrânea. O Brasil é um dos países mais ricos em recursos minerais e produz cerca de 70 substâncias.

ródio

Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.

Quais são os tipos de Mineração? Temos dois tipos de mineração que se diferenciam pelas técnicas utilizadas ao longo da extração do minério. Essas práticas se dividem em lavra a céu aberto e lavra subterrânea.

Os principais minérios explorados no país são alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, essas oito substâncias destacam-se por corresponderem a 98,6% do valor da produção mineral comercializada.

Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica são chamados de minerais de minério. Os minerais de minério mais comuns ocorrem como óxidos, sulfetos, silicatos, haletos ou como metais nativos como, por exemplo, o cobre, a prata e o ouro.

Atualmente, existem catalogados mais de quatro mil minerais e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais vão sendo descobertos, alguns deles de origem extraterrestre.

bridgmanita

Mineral mais abundante da TerraComo o manto tem quase 3.000 km de espessura e representa 38% do volume da Terra, a bridgmanita tornou-se o mineral mais comum em nosso planeta – ainda que a única amostra dele que temos tenha vindo do espaço.

No entanto, os dois tipos mais conhecidos e utilizados são os minerais metálicos e os minerais não metálicos. Entre os metálicos, podemos citar o ferro, o manganês, a bauxita (alumínio), o cobre, o ouro, a prata, entre outros. Já entre os não metálicos, citam-se o carvão mineral, o quartzo, o rubi e outros.

Actualmente conhecem-se centenas de elementos minerais, mas 21 são considerados essenciais: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro, zinco, selénio, manganésio, cobre, iodo, molibdénio, cobalto, crómio, flúor, vanádio, níquel, estanho e silício.

Carvão mineral, gás natural, petróleo, ouro, cobre, minério de ferro, areia, cascalho. Minério de ferro, bauxita, ouro, lítio, manganês, chumbo, zinco, urânio. Gás natural, petróleo, ouro, alumínio, fosfato, chumbo, prata, estanho.