O que é um micrômetro e para que serve?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Esse instrumento serve para medir espessura, altura, largura e profundidade de peças pequenas, em milímetros ou polegadas. É uma ferramenta muito utilizada na indústria e na engenharia mecânica.

Micrômetro Oltilmeter. Utilizado para a medição de diâmetros externos de peças com números ímpares de divisões, tais como: machos, fresas, eixos entalhados, etc. Micrômetro com relógio, utilizado para a medição de peças em série.

O micrômetro é um instrumento apropriado para fazer medições rápidas de até alguns centímetros e precisão de 0,01 mm, como a espessura de uma folha de papel, o diâmetro de um fio muito fino, um fio de cabelo, ou pequenos comprimentos, etc.

Para medição de partes internas empregam-se dois tipos de micrômetros: micrômetro interno de três contatos, micrômetro interno de dois contatos (tubular e tipo paquímetro). Este tipo de micrômetro é usado exclusivamente para realizar medidas em superfícies cilíndricas internas, permitindo leitura rápida e direta.

Qual é a diferença entre Paquímetro e micrômetro? O paquímetro apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1/n, onde n é o numero de divisões do nônio. Já o micrômetro tem circunferência de rosca (tambor) dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm.

Tendo como principal referencial o nível de precisão de suas leituras, o microhmímetro funciona por meio da aplicação do método do Kelvin, que é aquele que se utiliza de 4 terminais, tornando possível uma leitura correta mesmo em caso de variações.

Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro . Em seguida, você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.

William Gascoigne

Um micrômetro analógico é um instrumento de medição de precisão que é usado para medir pequenas distâncias ou diâmetros. São chamados de "analógicos" porque a leitura da medida é feita através de uma escala graduada no corpo do micrômetro, em vez de ser exibida digitalmente como acontece em um micrômetro digital.

O micrômetro é um instrumento que usa o princípio de porca e parafuso para a medição de dimensões menores. Sua história remonta ao século 19. Em 1848, ou seja, a mais de 150 anos, o parisiense Jean Louis Palmer requereu uma patente para uma invenção de um instrumento de medição que usava o sistema de porca e parafuso.

Dentre os mais utilizados temos a régua, o metro de pedreiro, a trena e a fita métrica, entre outros.

A resolução nos micrômetros pode ser de 0,01 mm; 0,001 mm; . 001" ou . 0001". No micrômetro de 0 a 25 mm ou de 0 a 1", quando as faces dos contatos estão juntas, a borda do tambor coincide com o traço zero (0) da bainha.

A resolução de uma medida tomada em um micrômetro corresponde ao menor deslocamento do seu fuso. Para obter a medida, divide-se o passo pelo número de divisões do tambor. Assim, girando o tambor, cada divisão provocará um deslocamento de 0,01 mm no fuso. Leitura no micrômetro com resolução de 0,01 mm.

A unidade de medida – Micra – é o plural de Micron ou Micrômetro, cada Micron equivale a dividir 1 milímetro por 1.000 (mil) ou seja 0,001 milímetro, como forma de comparação um grão de areia normal tem entre 200 e 500 micra e os filtros na sua grande maioria trabalha com retenção entre 5 e 25 micra.

A incerteza ou erro na medida é representado pelo termo 0,05 cm ou 0,5 mm, que é a metade da menor divisão da escala do equipamento. Este procedimento só pode ser adotado quando houver segurança de quem realiza a medição, ao avaliar visualmente uma casa decimal a mais que a descrita na escala do equipamento.

Os micrômetros internos de dois/três contatos Mitutoyo são instrumentos de medição de precisão usados para medir diâmetros internos de peças usinadas. Eles são conhecidos por sua precisão, durabilidade e facilidade de uso.

Existem algumas escalas marcadas no paquímetro: centímetros, milímetros, décimos de milímetro e em alguns modelos, polegadas. Normalmente, a escala de centímetros e milímetros (como uma régua comum) está no centro da ferramenta. A escala de décimos de milímetro, na parte inferior.

Um paquímetro é capaz de realizar quatro tipos de medida (equipamento quadrimensional) em uma determinada peça:

  • Medição externa;
  • Medição interna;
  • Medição de profundidade;
  • Medição de ressaltos.

O princípio físico do megômetro faz com que ele gere uma alta tensão capaz de vencer a grande resistência do componente, assim determinando a corrente produzida, além do quanto vale a resistência da máquina que foi medida.

Um ohmímetro é um instrumento de medição usado para determinar a resistência de um circuito elétrico ou componente. Juntamente com o voltímetro, amperímetro, capacímetro e frequencímetro, ele faz parte do aparelho de medidas denominado multímetro ou multítese.

O terrômetro é um instrumento utilizado para medir a resistência do solo onde será feito o aterramento da rede. Ele é utilizado na medição de tensões espúrias, geradas pelas correntes oriundas do solo!