O que e um metal Passivado?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O termo passivação deriva do fato do cromo ter forte afinidade com o oxigênio. Quando o aço entra em contato com um ambiente rico em oxigênio, o cromo reage e forma óxidos e hidróxidos muito estáveis. Estes compostos protegem o aço inoxidável ao suprimirem reações indesejadas que podem levar à corrosão.

Passivação pode ainda ser definida como um processo de limpeza/tratamento final usado para remover ferro livre ou outros contaminantes anódicos das superfícies de peças de aço resistentes à corrosão onde de maneira a se obter a formação uniforme de uma superfície passiva.

Trata-se da oxidação do cromo e do alumínio, fenômeno conhecido como passivação, que ocorre na presença de oxigênio, permitindo com isso a formação de óxido de cromo e de alumínio. Em ambos os materiais forma-se um filme de óxido de excelente resistência a alguns meios corrosivos.

O termo passivação deriva do fato do cromo ter forte afinidade com o oxigênio. Quando o aço entra em contato com um ambiente rico em oxigênio, o cromo reage e forma óxidos e hidróxidos muito estáveis. Estes compostos protegem o aço inoxidável ao suprimirem reações indesejadas que podem levar à corrosão.

Enxágüe bem e seque após a limpeza. Agora que toda a sujeira, óleos e contaminantes foram removidos, a próxima etapa é passivar o metal. Isso é feito aplicando um ácido suave e deixando a peça secar ao ar. O oxigênio do ar então se unirá ao cromo, formando a camada protetora passiva.

Devido à alta alcalinidade do concreto, as barras de reforço de aço são passivadas por um filme de óxido de ferro (Fe2O3) que protege o aço.

Em condições naturais, uma camada de óxidos que protege o aço da armadura é consolidada ao longo do tempo (Poursaee & Hansson, 2007). Essa camada é formada devido à alta alcalinidade do concreto e é conhecida como camada de passivação (Andrade et al., 1995).

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

De acordo com MIL-STD-753C: “Passivação é o tratamento final e/ou processo de limpeza usado para remover ferro e outros contaminantes anódicos da superfície de peças de aço resistentes à corrosão em que tal formação uniforme de uma superfície passiva é obtida.”

O processo químico é batizado de oxidação. Seus alunos vão estudar isso mais adiante, nas aulas de Química. O oxigênio também está presente na água, que acelera esse processo de oxidação. A combinação com o ar vai desgastando a estrutura do ferro, desde a borda até o centro do metal.

As operações de decapagem e passivação são considerados importantes tratamentos superficiais realizados nos aços inoxidáveis. Enquanto a decapagem é uma operação de limpeza, a passivação presta-se para assegurar a resistência à corrosão do componente ou peça e, conseqüentemente, sua durabilidade.

Após a limpeza, deve ser aplicado o passivador de alumínio adequado, podendo este ter como base o cromo ou nanoparticulado. Antes de aplicar o passivador de alumínio, há um processo chamado desengraxe, que se refere à remoção de uma fina camada de metal da superfície para tirar resíduos orgânicos e metálicos.

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

O Postmix é um barril de chopp que ao invés de ter uma rosca 33mm (como os kegs) ou um sifão S (como os barris) tem uma tampa (cornelius) e duas válvulas ball lock. PostMix com capacidade para 18,5 litros para cerveja e chopp.

A fosfatização de aço é um processo químico, também chamado de processo de conversão química, não utiliza corrente elétrica. A peça é imersa na solução e forma cristais de fosfato de zinco ou de manganês na superfície da peça.

- Aço Carbono 1070 Fosfatizado: A lâmina é temperada a óleo, sendo um processo bem artesanal. Possui grande resistência e mantém o fio por muito tempo. Por ser fosfatizada a lâmina possui uma resistência maior contra a ferrugem do que o aço carbono comum.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

O aço inox enferruja quando submetido a determinadas condições climáticas. Desse modo, em lugares com maresia, alto índice de chuvas e muita umidade, a ferrugem é acelerada. Além disso, até mesmo a poluição pode desencadear o processo, bem como o contato prolongado com certas substâncias químicas.

Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.

Tanto a alvenaria quanto a construção a seco são opções que podem ser o sistema construtivo mais barato para a sua obra, tudo dependerá do seu objetivo e suas necessidades.