O que é um medicamento de alto custo?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Para isso, o remédio precisa ser considerado de alto custo, ou seja, um único medicamento representar mais que 70% do salário mínimo na data da compra e o tratamento todo deve superar esse valor. A exceção vai para medicamentos usados no tratamento de câncer, que podem ser reembolsados independentemente do custo.

O tratamento de alto custo é aquele atendimento realizado em hospital ou clínica, considerados pelo Pró-Saúde como de alta complexidade ou como medicina de excelência.

Prescrição Médica em duas vias e dentro da validade; Cartão SUS; Cartão da Unidade de Saúde; Documento de identidade (RG), no caso de medicamentos controlados pela Portaria nº 344/98.

Os medicamentos das farmácias de alto custo possuem duas programações: 1 – Ministério da Saúde fornece os medicamentos (compra) para as secretarias estaduais de saúde (Grupo 1A); 2 – As Secretarias de Estaduais de Saúde adquirem os medicamentos (Grupo 1B e Grupo 2).

O orçamento previsto para 2023 está na ordem de R$ 3 bilhões. O Farmácia Popular do Brasil disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, e partir de agora, também para osteoporose e anticoncepcionais.

Você pode adquirir medicamentos pelo SUS mesmo se a receita for de um médico ou dentista particular ou de um convênio.

De acordo com as diretrizes do programa, os medicamentos gratuitos distribuídos são aqueles para tratar hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, diabetes e asmas.

O que é considerado um medicamento de alto custo? Os medicamentos considerados de alto custo são aqueles que, normalmente, são utilizados no tratamento de doenças crônicas, como câncer, hepatite, HIV, asma, doenças cardiovasculares, entre outras.

Foi implantado por meio da Lei nº 10.858, de 13 de abril de 2004, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) a disponibilizar medicamentos mediante ressarcimento, e pelo Decreto nº 5.090, de 20 de maio de 2004, que regulamenta a Lei 10.858 e institui o Programa Farmácia Popular do Brasil.

O pedido de medicamentos de alto custo pode ser feito administrativamente junto aos órgãos de Saúde Pública.

O Programa de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional é responsável por um grupo de medicamentos destinados ao tratamento de patologias específicas que atingem um número limitado de pacientes, os quais, na maioria das vezes utilizam-nos por períodos prolongados.

Existe uma lei específica, que garante remédio de alto custo registrado na Anvisa e, desta forma, saiba que você tem direito ao tratamento custeado pelo seu plano de saúde e que pode lutar por ele na Justiça acompanhado de um advogado especialista em plano de saúde.

Para conseguir retirar medicamentos de baixo custo pelo SUS, é preciso se dirigir a um posto de saúde que se localize o mais próximo de sua residência portando a receita médica com o medicamento prescrito, o Cartão Nacional de Saúde e o RG.

A prioridade do novo Farmácia Popular 2023 será para as mulheres, povos indígenas e participantes do programa Bolsa Família. Em relação à saúde da mulher, o novo Farmácia Popular 2023 irá garantir acesso gratuito a medicamentos para o tratamento de osteoporose e contraceptivos.

Para que o desconto seja garantido, a pessoa deve ter 60 anos ou mais, ou portar alguma deficiência. Os documentos para a aquisição são os mesmos que os medicamentos demandam para possam ser comprados: laudo ou receita médica, documento com foto e CPF.

a consentir ou a recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados, salvo em caso de iminente perigo de vida (art. 56 do Código de Ética Médica c/c parágrafo 3º do art. 146 do Código Penal Brasileiro, que prevê a exclusão de crime em caso de constrangimento legal).

Quais são os exames que o plano de saúde não cobre?

  • Exames para tratamento de emagrecimento com finalidade estética.
  • Exames para tratamento de rejuvenescimento.
  • Exames para cirurgia experimental.
  • Outros.

Se há uma prescrição médica justificando a importância do tratamento para o paciente, o medicamento de alto custo deve ser coberto pelo plano de saúde. Medicamentos de alto custo geralmente são indicados para o tratamento de doenças graves, crônicas ou raras.

A pregabalina é indicado para adultos para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso) em adultos; como terapia adjunta das crises epiléticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária em adultos; tratamento do Transtorno de Ansiedade ...