O que é um material opaco?

Perguntado por: nsalgado4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Opacos: meios que não permitem a passagem de luz, ou seja ela morres antes de sair do material, sendo parte refletida parte absorvida (se transforma em energia térmica).

Os meios translúcidos fazem com que a luz percorra de forma mais irregular. Dessa forma, não é possível enxergar com clareza os objetos através desse meio.

Recipiente opaco - É aquele que impede a visualização do conteúdo, abrangendo todas as cores. Constitui barreira de proteção à luminosidade.

Os metais são opacos, porque as radiações com frequência dentro da faixa do espectro visível são totalmente absorvidas pelos elétrons.

Cores opacas
Também chamadas de suaves, esmaecidas e misturadas, essas são as cores que têm seu pigmento natural misturado ao cinza. Elas transmitem acolhimento, maturidade, equilíbrio e suavidade.

Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.

Materiais translúcidos permitem que a luz passe através deles apenas difusamente, e então não permitem uma visão completa. Exemplos de materiais translúcidos incluem o vidro fosco, papel, minerais como o quartzo rosa e alguns tipos de âmbar.

Os vidros opacos são muito populares em projetos de construção de residências, escritórios ou restaurantes. A luz difusa que tais vidros permitem adentrar nos ambientes são bastante agradáveis e uniformes. Além disso, tais vidros permitem aliar um certo grau de privacidade à passagem de luz.

O material transparente é usado para todos os materiais atravessados pela maior parte da luz (refratada) sem nenhuma dispersão, mas com algum grau de absorção de cor. Os exemplos típicos são vidro, água, acrílico, quartzo, diamante, rubi e esmeralda.

Alguns exemplos de meios transparentes são: ar, alguns tipos de vidro, água pura, vácuo, papel celofane etc.

Cores em objetos opacos. Os objetos opacos apresentam cor através da reflexão seletiva da luz. A luz branca que pode ser proveniente da luz do sol, por exemplo, é formada por todas as cores visíveis ou todas as cores do arco-íris.

Os corpos TRANSPARENTES deixam que toda a luz passe, é como se fosse uma janela de vidro, que você pode ver tudo através dela. Os corpos TRANSLÚCIDOS deixam quase toda a luz passe. Neste caso a luz passa "mais ou menos"... Temos como exemplo aqueles vidros de boxes, em que você vê a imagem toda borrada.

A luz se propaga no espaço, transportando energia consigo. A frequência da luz, nesse caso, diz respeito ao número de oscilações realizadas pelos campos elétrico e magnético, a cada segundo. De acordo com a natureza ondulatória, a luz se propaga em uma direção perpendicular ao campo eletromagnético.

Os meios opacos são aqueles que não possibilitam a transmissão da luz. Quando iluminamos uma placa de metal, por exemplo, nenhuma porção da luz é capaz de atravessá-la, portanto, trata-se de um meio opaco. Perceba que o meio opaco não é um meio sem brilho, mas sim um meio que não permite que a luz o atravesse.

O único meio que de fato pode ser consi- derado transparente é o vácuo, uma vez que qual- quer outro material absorve e reflete frequências ca- racterísticas. Há alguns exemplos de materiais quase transparente como camadas finas de água e vidro.

Na maioria das vezes, a luz que incide sobre o espelho é refletida de maneira regular. Além disso, o espelho reflete todas as cores que incidem sobre ele e é por isso que as imagens refletidas por um espelho são tão perfeitas.

Continuar lendo Como é o vidro opaco?