O que é um material lúdico?

Perguntado por: omelo9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O material didático lúdico contribui para que eles queiram saber mais sobre os assuntos que permeiam a realidade deles, como a descoberta das cores, dos números, das letras e dos animais. Tudo isso pode ser abordado de maneira a instigá-los a encontrar respostas e interagir com o próprio material.

O lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas.

O brincar e o lúdico, além de conteúdos escolares, são formas que o professor dispõe em aula para mediar à relação entre os saberes e os educandos, proporcionando uma aprendizagem mais fácil e prazerosa.

Os brinquedos lúdicos são aqueles que permitem, no decorrer da brincadeira, uma situação educativa e interativa, isto é, no momento que se está desenvolvendo o ato de brincar, também se está adquirindo aprendizado. São atividades que desenvolvem também a cooperação e que estimular a interação em grupo.

Em linhas gerais, podem ser consideradas atividades lúdicas aquelas que têm por objetivo promover a interação entre os participantes de forma prazerosa durante sua realização. Contudo, a prática escolhida precisa ter um objetivo claro para que eles possam ser direcionados corretamente e obter o aprendizado desejado.

As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas, com orientações definidas e objetivos específicos. Se o professor apenas “brincar” com estes alunos, não transmitirá conteúdo e possivelmente perderá o rumo da aula. A atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total do organismo.

Como o ensino lúdico funciona na prática? Brincadeiras, jogos, gincanas e outras atividades criativas podem ser mescladas ao conteúdo visto em sala de aula. Essas são alternativas que engajam os estudantes e estimulam o aprendizado, fazendo que eles consigam assimilar melhor o assunto trabalhado.

Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.

RESUMO: O brincar está diretamente ligado a criança e ao lúdico. E as teorias que embasam esta atividade simples, prazerosa e tão fundamental para o desenvolvimento infantil, mostra que faz parte do cotidiano humano como uma necessidade.

O lúdico com certeza poderá ser usado pelos educadores como forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, pois é por meio de jogos e brincadeiras que ocorrerá o desenvolvimento integral e a potencialidades das crianças.

A ludicidade pode ser apresentada aos alunos por meio de brincadeiras, danças, desenhos, jogos educativos etc. No entanto, os seus propósitos vão além da diversão. Ela tem a função de proporcionar educação em diversos aspectos e garantir o engajamento dos estudantes.

36). Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Trabalhar com o lúdico é ensinar através de brincadeiras e jogos com objetivos a serem alcançados, brincadeiras planejadas que ao serem aplicadas levam o aluno aprimorar os conhecimentos e adquirir novos.

A ludicidade também pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Fundamental. Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.

A ludicidade contribui no desenvolvimento pessoal, social e cultural. A ludicidade proporciona e facilita o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento. Desperta o interesse e a curiosidade.

Formas de inserção das atividades lúdicas no dia a dia escolar

  1. Leitura como forma de atividade lúdica. O desenvolvimento do hábito da leitura deve ser estimulado logo nos primeiros anos. ...
  2. Acrescente os fantoches à leitura. ...
  3. Jogos de tabuleiro são uma alternativa de atividades lúdicas em grupo.

As atividades lúdicas/recreativas são atividades de entretenimento, que potenciam a aprendizagem, a criatividade e contribuem para a estimulação multissensorial e intelectual do idoso, num meio descontraído e prazeroso, satisfazendo as necessidades físicas e psicossociais dos mesmos.

Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.

Ludicidade são atividades de caráter livre, para que uma brincadeira seja considerada lúdica a criança precisa escolher participar ou não. A ludicidade não se delimita apenas aos jogos, as brincadeiras e aos brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e realizadas com prazer, em grupo ou individual.

Lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras. A brincadeira é uma atividade natural e espontânea da criança, facilitando o seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo, social, motor e psicológico, facilitando a construção de conhecimentos.