O que é um material de polietileno?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

O polietileno ou PE é uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, obtida através da polimerização do etileno. Ele permite, por exemplo, que os alimentos possam ser embalados de maneira barata e prolonguem seus prazos de validade.

Produtos fabricados: O polietileno pode ser usado para a fabricação de inúmeros produtos, dentre eles as caixas plásticas, carros cuba, containers de lixo, lixeiras para coleta seletiva, pallets, estrados e pisos de plástico, cestos de lixo, dentre outros.

O PEBD tem uma combinação única de propriedades: tenacidade, alta resistência ao impacto, alta flexibilidade, boa processabilidade, estabilidade e propriedades elétricas notáveis.

Uma característica do polietileno é que ele é muito leve facilitando o transporte até mesmo de tanques que precisam ser grandes. Devido ao processo de rotomoldagem os tanques são feitos sem nenhum tipo de emenda ou solda, dessa forma eles não sofrem com os problemas de ferrugem.

O polietileno também conhecido como PE, é um polímero, e é um dos plásticos mais utilizados nas indústrias. Possuindo as mais variadas formas de aplicação, sua cadeia é formada basicamente de carbono e hidrogênio, e pode ser usado em diversos segmentos. Com a sua alta produção é um termoplástico de custo baixo.

O polietileno (ou polieteno, de acordo com a denominação oficial da IUPAC) é quimicamente o polímero mais simples. É representado pela cadeia: (CH2-CH2)n. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns.

Enquanto o PP é um polímero mais neutralizado, o PVC é um polímero mais flexível. O Polipropileno (PP) e o PVC são materiais versáteis, que podem ser moldados, e que são recicláveis.

O Polietileno pode dividir-se em três grupos:

  • LDPE – Polietileno de Baixa Densidade.
  • HDPE – Polietileno de Alta Densidade.
  • MDPE – Polietileno de Média Densidade.
  • LLDPE Buteno C4 – Polietileno de Baixa Densidade Linear.

Possui alta maleabilidade, mas baixa resistência à tração. HDPE: o polietileno de alta densidade é o plástico rígido usado para embalagens plásticas mais robustas, como recipientes de detergente para a roupa, bem como para aplicações de construção ou lixeiras.

Sendo 100% impermeável, atóxica e apresenta alta resistência a tração, não rasgam facilmente, possuindo tratamento ultra-violeta em ambos os lados, assegurando uma maior vida útil do produto.

O PP é amplamente usado nas indústrias de mobiliário e automóveis. Isso porque, o material é mais rígido, mais duro e mais forte que o PE, podendo suportar temperaturas de +140°C durante curto período. Apesar disso, é relativamente vulnerável a temperaturas abaixo de zero.

Poliamida : também conhecida como Nylon, lembra mais um tecido. É tão resistente quanto o polietileno. No entanto, não é impermeável e resiste menos às ações do tempo, sendo mais adequada para ambientes internos.

Exemplos de Polímeros Sintéticos
Polietileno (PE): É um termoplástico de baixo custo, polimerizado pelo processo de adição do Eteno, que possui em suas cadeias apenas hidrocarbonetos.

As polêmicas sacolas de plástico, feitas com polietileno de baixa densidade, podem chegar a demorar até 150 anos para desaparecer.

Conferir a diferença de peso: enquanto o polietileno de alta densidade pesa 80,7 kg/m3, a fibra de vidro pesa 32 kg/m3. Efetuar um “teste de arranhão”: por ser menos resistente a arranhados, o polietileno consegue ser danificado mais facilmente que a fibra de vidro.

A explicação química para isso é que o PE, assim como o PP, são difíceis de colar porque têm baixa tensão superficial. A grosso modo, têm pouco interesse em se agarrar em qualquer coisa, inclusive adesivos.

Neste tópico, mostremos os diferentes tipos de embalagens, do que elas são compostas, para que são utilizadas e as características pelas quais são conhecidas. Confira.
...
Quais são os principais tipos de embalagens?

  • sacos;
  • caixas de papelão;
  • envelopes;
  • bobinas de papel;
  • fardos.

O polietileno, em suas variadas formas possui propriedades únicas, tais como resistência ao impacto, alta flexibilidade, boa trabalhabilidade e estabilidade térmica e química (em determinadas condições).