O que é um Makimono?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Para facilitar seu entendimento, o Makimono é um tipo de sushi que inclui algas nori torradas, enroladas em torno de arroz temperado e vários tipos de recheio, incluindo frutos do mar e vegetais crus.

A espessura da iguaria está presente no seu próprio nome: hosso significa "fino" e maki significa "enrolado", ou seja, hossomaki significa "enrolado fino". Os principais tipos de hossomaki são o shakemaki, o kappamaki e o tekkamaki.

Existem também aqueles que experimentaram e realmente não gostaram do peixe cru, o que é bastante comum.
...
Opções de comida japonesa para quem quer fugir do peixe cru

  1. Tempurá ...
  2. Gyoza. ...
  3. Yakisoba. ...
  4. Yakimeshi. ...
  5. Sukiyaki. ...
  6. Kushikatsu.

Hot roll. Queridinho por muitos, o hot roll é um sushi empanado e frito, tendo sido inventado há alguns anos nos Estados Unidos. O recheio leva tradicionalmente cream cheese, vegetais ou frutos do mar, além de opções com molho tarê e elementos agridoce.

Sashimi é uma carne crua em fatias finas - geralmente peixes, como o salmão ou o atum. O sashimi é servido sem arroz.

Sashimi significa carne perfurada e recebe este nome devido a técnica de pesca utilizada para a sua preparação. Vale lembrar que sashimi é apenas a fatia de peixe cru cortado em finas fatias e, por não incluir arroz em seus ingredientes, não é considerado um tipo de sushi.

7 tipos de recheios para sushi
Futomaki: cenoura, abóbora desidratada, camarão, pepino, ovo e muito sabor! Niguiri de camarão: arroz, cream cheese, camarão e pronto! Uramaki de atum: atum, cream cheese, nori, arroz temperado e gergelim. Hossomaki de salmão: arroz, nori e salmão.

Opções de pratos quentes japoneses sem peixe cru

  • Teppan. Este prato bastante típico da culinária japonesa é composto por tiras de carne e legumes preparados em uma chapa de ferro. ...
  • Guioza. O pastelzinho japonês pode ser consumido como uma entrada. ...
  • Temaki. ...
  • Yakissoba.

O Joe de salmão é um sushi feito sem alga e sua origem não é muito conhecida, por isso, o sushi Joe também pode ser chamado de sushi Joy, sushi Jow, Enjoy, Dyo etc, etc…. Neste artigo eu ensino a receita com salmão, mas você pode usar atum e peixes brancos.

O uso de luvas ou a lavagem das mãos com detergentes bactericidas, pode alterar o sabor do sushi. Uma vez infectado, os efeitos podem variar desde uma indigestão leve até, em casos mais graves, complicações como diarreia, úlceras e, em casos extremos, o óbito.

A explicação mais recorrente é que no Japão as mulheres eram proibidas de exercer a atividade por terem as mãos mais quentes - o que poderia interferir no sabor e preparo do peixe cru.

Sukiyabashi Jiro

Um documentário disponível na Netflix mostra como funciona o melhor restaurante de sushi do mundo, o Sukiyabashi Jiro, dentro de uma estação de metrô de Tóquio. O lugar é o único no ramo de sushi que conseguiu três estrelas no “Guia Michelin”.

Uma dessas idiossincracias é o gambei, que é a versão chinesa do brinde com uma bebida alcoolica. "Geralmente, os chineses exigem conhecer as pessoas com quem fecham negócios, por serem muito desconfiados. Isso é feito durante uma refeição, em casa de um deles.

O ingrediente mais importante de sushi e sashimi é, obviamente, o peixe. Por ser consumido cru, quanto mais fresco melhor. Aparência e textura já dão as primeiras pistas sobre a qualidade do pescado. “A carne tem que ter um brilho natural e a textura tem que ser firme”, resume Marco Furtado, sushiman do Aizu.

Os tipos de sushi diferem entre si, principalmente, em relação à sua forma e à posição dos ingredientes. Os nomes dos sushis referem-se, geralmente, à sua forma de preparo e aos ingredientes usados. O niguiri é feito a partir de um molde de arroz (feito com as mãos) e a cobertura de uma fina camada de peixe.

O Wasabi é aquela pastinha verde que acompanha o sushi e vem na lateral do prato ou barca. Também conhecido como "raiz forte", o wasabi vem da planta wasabia japonica, muito utilizada na culinária japonesa. Geralmente, quem experimenta sushi nas primeiras vezes, não se aventura a provar a raiz forte.