O que é um líquido volátil?

Perguntado por: avieira8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os solventes voláteis são líquidos que se transformam facilmente em vapor e passam ao estado gasoso.

Quando consideramos diversos líquidos diferentes, notamos que o mais volátil será o que tiver maior pressão de vapor. Por exemplo, digamos que há três recipientes abertos, sendo que no primeiro, temos água; no segundo, temos álcool (etanol); e no terceiro, temos éter (etoxietano), todos na mesma quantidade.

As substâncias não voláteis são aquelas que não evaporam facilmente, ou seja, que para passar do estado líquido para o gasoso precisa ganhas muita energia, pois o ponto de ebulição é mais alto. Exemplos: óleo e glicose.

Diz-se de uma substância (sólida ou líquida) que tem tendência a passar rapidamente ao estado de vapor.

Volátil é aquilo que pode voar que é voador.
Volátil, no sentido figurado é sinônimo de variável, volúvel, inconstante ou instável. Por exemplo, em economia e finanças o termo é usado para fazer referência à volatilidade do mercado de ações. Na área de Química, volátil é tudo que se pode reduzir a gás ou a vapor.

Compostos orgânicos voláteis, representados pela sigla VOC's, são todos os compostos que possuem carbono na composição e temperatura de ebulição entre 50 e 260 ºC, como por exemplo, diclorometano (T. E. = 41 ºC).

A volatilidade de um líquido também está relacionada com a superfície de contato. Assim, quanto maior a superfície de contato, mais rápido o líquido irá evaporar, pois haverá mais partículas que poderão escapar na superfície do recipiente para a atmosfera na forma de vapor.

A substância mais volátil é a que tem a maior facilidade pra evaporar, isso é: a que tem a pressão de vapor mais alta! Daí fica fácil de ver que é a substância 1, pois se compararmos todas na mesma temperatura a 1 é a que tem a maior pressão de vapor sempre.

A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis. Um bom exemplo é o álcool.

O etanol dissolve gorduras porque tem uma parte apolar em sua estrutura. O etanol é mais volátil que a água porque suas ligações intermoleculares são mais fracas do que as da água. O etanol é menos denso que a água porque sua temperatura de ebulição é menor do que a da água.

“A gasolina é um elemento químico mais volátil do que a água, porque na água as moléculas se unem mais fortemente do que na gasolina. Por serem líquidos apo- lares, ambos são perfeitamente miscíveis.”

Que é inconstante e variável: 1 inconstante, variável, volúvel, instável, mutável, mudável, alterável, incerto.

Os compostos orgânicos voláteis são componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais. Eles se caracterizam por possuírem alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera.

Combustíveis voláteis – São aqueles que, na temperatura ambiente, já apresentam capacidade de inflamação, alguns exemplos são: benzina, álcool, éter, gasolina e nafta.

1 constante, estável, invariável, inalterável, imutável, firme, fixo, durável, previsível, regular, imudável, contínuo, permanente.

Em ciências como a química e a física, a volatilidade é uma grandeza que está relacionada à facilidade da substância de passar do estado líquido ao estado de vapor ou gasoso.

Em sentido figurado, a palavra volúvel remete para o que é inconstante, instável ou variável. Uma pessoa volúvel é uma pessoa que muda de opinião ou estado mental com muita facilidade. Ex: O temperamento dele é muito volúvel, em um momento ele está furioso e no seguinte está tranquilo.

Isso acontece por conta da quantidade de transistores presentes em seu circuito. Além disso, não precisa de atualização de dados (também chamado de “refresh”) para se manter ativa. Por conta disso, é mais econômica do que os outros tipos de memórias, além de também ser mais rápida do que a sua “concorrente”.