O que é um líquido amarelo que sai da babosa?

Perguntado por: mteixeira2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

"Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.”

O suco de babosa é feito a partir das folhas da Aloe vera, que é uma planta medicinal com boas quantidades de vitamina A, vitamina C e minerais, que possuem propriedades antioxidantes, prebióticas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, que ajudam a hidratar o cabelo e a pele, a cicatrizar feridas e a fortalecer o ...

Ao observar essa região do corte também pode-se perceber que a planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela. Essa substância presente no líquido é tóxica para o consumo e uso na pele.

No caso da babosa, existe um líquido amarelo presente na casca, chamado aloína, que é uma substância tóxica e deve ser evitada.

Qual a babosa venenosa? Importante: se você se pergunta qual a babosa venenosa, saiba que nenhuma das espécie de Aloe apresenta perigo, entretanto, existem espécie similares de plantas que podem ser confundidas e acabarem por causar algum mal.

A Aloína ou barbaloína é um ativo natural que apresenta estudos de eficácia para melhora da digestão e alívio da constipação intestinal. A aloína é um composto obtido a partir do suco das folhas interiores e secas do Aloe vera (babosa).

A gente já aprendeu por aqui que, apesar de muita gente chamar a Aloína da Babosa de veneno, na verdade ela é uma toxina, que a depender da pessoa, pode ou não causar alguma irritação, coceiras ou alergias.

Quando ingerido, o gel de babosa ajuda a aumentar a imunidade, auxilia nos tratamentos de gastrite, úlcera, dor de garganta, problemas intestinais, colesterol e até mesmo hemorroidas.

Cuidados no consumo do suco de babosa
Apesar dos benefícios, o suco deve ser consumido com cuidado e sem exagero. A razão para isso é que a bebida contém antraquinonas, que são compostos tóxicos com efeito laxante e que podem causar irritação no intestino.

O uso popular dessa planta, geralmente, é in natura. Entretanto, o gel retirado da folha da babosa in natura oxida rapidamente, tomando uma coloração escura. Em contato com o oxigênio, a planta vai perdendo progressivamente o princípio ativo.

O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

A babosa é capaz de fortalecer a raiz e os fios dos cabelos - quando aplicada no couro cabeludo - dessa forma, consegue ajudar na prevenção da queda de cabelo. Além disso, a Aloe Vera estimula a produção de colágeno e é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o fio, deixando-o menos frágil.

Quem não deve usar babosa
Além disso, não deve ser usada por pessoas que têm alergia a essa planta medicinal, sendo por isso importante fazer o teste de alergia antes do seu uso. Além disso, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação devem evitar seu uso.

Isso é um mito! A babosa não afina os cabelos, mas ajuda sim a hidratar e repor os nutrientes dos fios. Por isso, é o tratamento ideal para todos os tipos de cabelo, principalmente os fios ressecados e danificados por causa da química.

A babosa é rica em nutrientes e vitaminas (A, B1, B2, B3 E B6), o que faz com que suas madeixas fiquem mais saudáveis com o tratamento. Além disso, ela conta com enzimas que auxiliam na remoção de células mortas do couro cabeludo, ajudando a fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável.

Apesar dos períodos mais prolongados, não é aconselhável dormir com a babosa no rosto. Ainda que ela seja uma forte fonte de hidratação para a cútis, ficar muito tempo com ela pode desencadear algumas reações alérgicas que vão dar efeito contrário ao desejado.

Normalmente é seguro aplicar babosa na pele, mas pode haver reações cutâneas leves, como coceira ou ardor em algumas pessoas. Para evitar efeitos colaterais, é muito importante que você primeiro aplique a babosa em um pequeno pedaço de pele e verifique se há sinais de irritação ou alergia.

Pode usar babosa no rosto? O especialista explicou que a babosa (ou aloe vera) pode, sim, ser aplicada no rosto na forma de fórmulas caseiras ou utilizando produtos prontos, que contenham esse ingrediente em suas composições.