O que é um Jumelo?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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substantivo masculino O mesmo que algema, acepção 4. [Automóvel] Cada uma das peças que, através de suporte, articulam o feixe de molas com a longarina. Etimologia (origem da palavra jumelo).

O Feixe de Mola é responsável por absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso e suportar peso do caminhão, garantindo o conforto e sua altura. Além disso, em transporte de carga ele também tem função de garantir a ligação do eixo ao chassi.

Suspensores de carreta são acessórios que são usados para levantar um eixo, seja ele num caminhão truck ou numa carreta, para que não se utilize todos os eixos do veículo a fim de economizar os pneus, combustível e vida útil do seu veículo pesado.

Caminhões para cargas pesadas
As carretas, são veículos destinados ao transporte de cargas pesadas pois possuem cabine do motorista, rodas de tração e eixos com força motriz – ou cavalo mecânico. Quanto maior o número de eixos, maior é a tração do veículo.

A mola tem como função absorver os impactos causados pelas irregularidades das vias, suportar o peso do veículo, e manter a altura do veículo em relação ao solo, garantindo a segurança e o conforto.

Uma mola é um objeto flexível capaz de armazenar energia mecânica, portanto usado para tal, encontradas com diferentes composições e grande diversidade de formatos. As molas estão presentes desde uma simples caneta, até em mecanismos de grande complexidade.

As Molas podem ter vários tipos de forma, como as Molas de compressão, Molas de tração, Molas de torção, Molas prato, Molas espiral de fita, as de uso mais comum na engenharia são as helicoidais cilíndricas, e Molas de tensão constante. Os elementos característicos das Molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade.

Freio auxiliar
Quem quer garantir mais confiança na condução do caminhão nas rodovias brasileiras pode optar por esse complemento. Ele é bastante comum nos veículos pesados, com mais de 150 toneladas. Com ele, a passagem de óleo nas engrenagens do câmbio é interrompida.

O Tandem nada mais é que um eixo com sistema de balancim, que pode ser chamado de eixo duplo ou trucado. Ele distribui a carga entre os eixos de maneira uniforme, sendo que a capacidade máxima de carga pré-estabelecida deve ser sempre respeitada, para evitar sobrecarga em um determinado eixo.

Já o caminhão "trucado" (ou "truck", "pesado" ou "6x2") possui um terceiro eixo, localizado na carroceria, atrás do eixo motriz, que é aquele que sai diretamente do motor. Sua finalidade é aumentar a estabilidade do veículo e a capacidade de carga.

Motor. O motor merece atenção redobrada, pois é o sistema mais caro do caminhão, além de ser o “coração” do veículo. Caso ele sofra alguma pane na estrada, o caminhoneiro corre o risco de ficar desamparado. Por isso, é importante revisá-lo antes e após as viagens.

O caminhão truck, caminhão trucado ou caminhão 6/2 consegue transportar até 14 toneladas, muito mais carga do que os caminhões toco ou 3/4 suportam, e possui 3 eixos.

O caminhão do tipo toco (um semipesado) possui quatro pontos de contato com o solo e dois eixos – um frontal e um traseiro. Por isso, é chamado de 4x2. O peso bruto chega a até 16 toneladas. O trucado (truck ou pesado) é 6x2.

Elas podem ser usadas em máquinas de exercícios físicos, balanças, trampolins, automóveis, eletrodomésticos, engates e robôs industriais. As molas de tração são versáteis e altamente resistentes a impactos, sendo também aplicáveis em diversos segmentos que trabalham com materiais pesados, como a agricultura.

Não, é claro que Arquimedes não inventou a mola. Mas é dele o princípio, conhecido por princípio das alavancas, que está na génese da versão atual da mola, engendrada primeiramente em 1853, pelo americano David M. Smith. Ou seja, a força aplicada nas duas partes superiores da mola fazem com que esta se abra.

4. Onde podemos encontrar molas? R: Molas podem ser encontradas em vários lugares, como em lojas de brinquedos, lojas de material escolar e até mesmo em casa.

O quebra-molas, também conhecido como lombada ou ondulação transversal, é uma sinalização de segurança, geralmente usada em ruas e avenidas (públicas ou condominiais). Formado por asfalto ou concreto é muito comum no Brasil. O objetivo da criação de quebra-molas é favorecer a redução da velocidade dos veículos.

Quanto ao esforço que suportam, as molas podem ser de tração, de compres- são ou de torção.

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