O que é um itinerário formativo?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Geralmente, as disciplinas eletivas são mais curtas, com duração de apenas um semestre. Enquanto as disciplinas obrigatórias, o projeto de vida e os itinerários formativos acompanharão o aluno por toda a jornada do Ensino Médio.

Os itinerários se dividem em cinco: matemáticas e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas. O quinto itinerário prevê a formação técnica e profissional.

Já os Itinerários Formativos, com duração mínima de 1.200 horas, são um conjunto de unidades curriculares que são ofertadas pelas instituições de ensino que possibilitam ao estudante escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar seus conhecimentos em uma das Área do Conhecimento: Linguagens e suas ...

Os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio são conjuntos de disciplinas, que aprofundam as competências nas áreas de conhecimento de seu interesse, aptidão ou objetivo. A instituição de ensino escolhe as opções dos Itinerários Formativos e disponibiliza aos alunos, alguns podem ser de escolha dos estudantes.

Vivenciando seu itinerário formativo, os alunos definem seus objetivos nos âmbitos pessoal, profissional e social, garantindo uma formação integral. Ao mesmo tempo, fortalecem seu protagonismo, uma vez que os próprios estudantes escolhem as áreas de conhecimento em que desejam se aprofundar.

Porém, para ministrar o itinerário de formação técnica e profissional, não existe essa exigência. É preciso apenas que o profissional tenha “notório saber” na área que lecionará. Dessa forma, um engenheiro poderia dar aulas em um curso de edificações, por exemplo.

O estudante precisa passar por pelo menos um desses eixos, mas o ideal é que passe pelos quatro. Na Portaria 1.432/2018 do Ministério da Educação (MEC), que estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos, o item 3 prevê inclusive que eles sejam integrados.

Matemática e suas Tecnologias.

  • A nova organização não excluiu qualquer disciplina do Ensino Médio. ...
  • Apenas 2 disciplinas passaram a ser obrigatórias nos 3 anos do Ensino Médio: Matemática e Língua Portuguesa.
  • Cada instituição de ensino pode decidir quais e quantos itinerários formativos ofertar.

4. O aluno é quem escolhe os Itinerários Formativos? O aluno é responsável pela escolha dos Itinerários Formativos, de acordo com as pretensões e gostos. Ele terá na grade curricular as quatro áreas, mas poderá escolher uma ou mais disciplinas para aprofundar os conhecimentos.

São eles: Eixo I – Currículo e Prática de Ensino na Educação Básica, suas Modalidades e Atendimentos Específicos1; Eixo II – Gestão Educacional; e Eixo III – Grandes Temas da Educação.

A expressão 'itinerário formativo', no nível macro, refere-se à estrutura de formação escolar de cada país, com diferenças marcadas, nacionalmente, a partir da história do sistema escolar, do modo como se organizaram os sistemas de formação profissional ou do modo de acesso à profissão.

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Sim. A disciplina eletiva pode reprovar o aluno seja por falta ou por nota. Quem pode oferecer projetos para que o Núcleo de Formação Cidadã desenvolva?

Definem-se como disciplinas eletivas as disciplinas de livre escolha do aluno, respeitando-se suas reais necessidades e interesses (art. 2º da Res. 57/2000).

O ensino técnico e profissionalizante ganha destaque no novo ensino médio, sendo incorporado aos itinerários formativos. Essa mudança visa oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades específicas e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

A transferência de Itinerário Formativo, na mesma unidade escolar, por remanejamento ou em unidade escolar diversa, será possível apenas ao término do semestre letivo, desde que observada a disponibilidade de vagas ofertadas na própria escola e conforme cronograma disponibilizado pelo Centro de Matrícula.

SED – Secretaria Escolar Digital. No menu Gestão Escolar, submenu matrícula, e clica em Escolha de Itinerário Formativo. Após clicar em rematrícula o sistema apresentará a tela abaixo, clique em pesquisar. formativos que a escola atual oferta, importante verificar o turno.

'Novo' Novo Ensino Médio em SP
São três itinerários no total: um de linguagens e ciências humanas, um de matemática e ciências da natureza, e um de ensino técnico. Veja abaixo os componentes de cada itinerário: Linguagens e ciências humanas: Liderança.

A matrícula no Itinerário Formativo está disponível através do menu Matrícula e Avaliação | Matrículas | Realize o filtro | Anexos | Matrícula em Itinerários Formativos ou também pode ser acessada através da Matrícula no período letivo diretamente nos anexos do Aluno.

Mudança na matriz curricular

  • Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física)
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)