O que é um Inside Candle?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O que é um Inside Bar ou Inside Candle? Um Inside Bar é um dos principais sinais de continuidade de uma tendência existente, pois nos mostra locais especiais de entrada, possibilitando uma boa taxa de Risco x Retorno. Na prática, é simples visualizar um Inside Candle. Esse padrão é formado por apenas dois candles.

O candlestick consiste na representação gráfica do preço de um ativo ao longo de determinado período, podendo ser por 30 minutos, um dia ou um mês, por exemplo. Ele pode ser utilizado nos gráficos das cotações de diversos investimentos de renda variável, como ações, opções e contratos futuros.

Que informações estão escondidas? Sobre as barras (candles): verdes significam períodos no qual o preço de fechamento foi acima da abertura, indicando alta, e vermelho períodos de queda. Se você olhar mais de perto notará que há um risquinho, um traço vertical em quase toda barra (gráfico abaixo).

Período. O principal conceito dos candlesticks é que cada candle representa o que ocorreu com o preço de uma ação durante um determinado período de tempo. Ou seja, cada candle pode representar 1 minuto, 5 minutos, 1 hora, 1 semana, 1 mês e até mesmo 1 ano.

O candle traz em seu corpo o valor de abertura e fechamento e, nos pavios, o valor máximo e o mínimo. Se o candle é escuro, naquele período, o valor caiu. Se é claro, naquele período, o valor subiu.

Ao longo do período de negociações, os preços podem oscilar acima e abaixo dos preços de abertura e fechamento. O candle indicará essa oscilação, desenhando uma linha – também chamada de pavio ou sombra – acima e abaixo do corpo do candle sempre que os preços oscilarem para além deste.

Característica: ocorre quando, em uma tendência de alta, aparece um candle de qualquer cor de corpo pequeno e sombra inferior longa (ao menos duas vezes o tamanho do corpo). Se houver sombra superior, ela deve ser pequena ou insignificante.

O que é um candle martelo? Candle martelo são padrões de candles que sugerem uma reversão de tendência, seja ela de alta para baixa ou de baixa para alta. O seu nome se dá pelo formato do candle, que possui uma “sombra” para baixo e uma parte larga, ou corpo, em cima.

Se o preço de fechamento for maior que o preço de abertura, então o preço da ação subiu durante o período. Isso significa que o candlestick será de alta, na cor verde.

Definição: Outro padrão importante, formado por três candles de baixa que parecem degraus em queda, demonstrando um forte movimento de reversão. Padrão Mercadológico: Este padrão geralmente ocorre quando o mercado vem em um movimento de alta por muito tempo e agora se aproxima de um topo.

Padrões de reversão são uma formação de candles que indicam o fim da tendência existente (de alta ou de baixa). Quando tal formação aparece em uma tendência de baixa, indica uma reversão de alta.

Anatomia do Candle
Quando o corpo real tem fechamento menor que opreço de abertura, temos um candlestick negativo. Se o corpo real tiver fechamento maior que o preço de abertura, temos um candlestick positivo.

A barra elefante (elephant bar) é um padrão muito forte no gráfico. É representado por uma barra muito maior que as demais barras.

Doji é um candlestick ou padrão gráfico comum para a análise técnica. Esse tipo avaliação é usada para tentar prever oscilações no preço de ativos. Tentar prever oscilações no mercado financeiro, contudo, é uma prática altamente incerta e arriscada.

O gráfico Renko foi criado pelos japoneses para indicar as variações dos preços de um ativo em um determinado período de tempo. O nome do gráfico foi dado com base na palavra japonesa “renga” que significa tijolos, pois o gráfico lembra uma sucessão de tijolos.

No dólar, 0.5 ponto. Exemplo: um gráfico Renko de 25R do mini índice terá cada tijolo do tamanho de 120 pontos, pois 25 × 5 (variação mínima do ativo) – 5 = 120.

Gráfico Renko é uma ferramenta de análise do comportamento dos ativos financeiros, de forma objetiva. Diferentemente dos candlesticks, que são embasados no fator temporal, o Renko desconsidera o volume e o tempo para manter o foco na variação de preço.

Em Day Trade, nos gráficos de 1, 5, e 15 minutos, por exemplo.

Leitura de gráfico candle/ de velas: como fazer?

  1. Abertura: primeiro negócio ocorrido no intervalo de tempo;
  2. Fechamento: último negócio dentro do intervalo específico;
  3. Máxima: cotação máxima atingida, mesmo que momentânea;
  4. Mínima: menor preço negociado dentro do período.