O que é um infarto intestinal?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

O infarto intestinal também conhecido como isquemia mesentérica, ocorre quando um trombo (coágulo de sangue) se desprende e entope uma artéria que leva sangue diretamente para o intestino comprometendo a irrigação do sangue com oxigênio nessa região.

A principal causa da isquemia mesentérica crônica é a aterosclerose, uma doença relacionada a placas de cálcio e gordura dentro das artérias que as estreitam e as endurecem. Os fatores de risco para ateroclerose são: hábito de fumar, pressão alta e dislipidemia.

Fortes dores, sensação de queimação e inchaço na região abdominal são os principais sintomas da trombose intestinal. Esse inchaço, em geral, acontece porque há acúmulo de bactérias intestinais, que se proliferam e produzem gases.

Quando procurar ajuda? O médico deve ser consultado quando a dor abdominal for aguda, contínua e vier acompanhada de febre, vômito, falta de apetite, desconforto para fazer xixi e inchaço da barriga.

Apenas nos casos de trombose venosa mesentérica, ela é considerada padrão para o diagnóstico. Considera-se a angiografia o exame padrão-ouro para o diagnóstico de isquemia mesentérica aguda, não apenas o confirmando, mas também estabelecendo a sua etiologia.

O bloqueio do fluxo sanguíneo por mais de seis horas pode fazer com que a região afetada do intestino sofra necrose, permitindo que as bactérias intestinais invadam o sistema da pessoa.

Desconforto ou queimação no estômago que causam náusea, vômito e /ou abdome dolorido; Mal-estar com cansaço, fraqueza e/ou suor frio; Dores musculares nas costas, mandíbula, ombro e/ou pescoço. Dificuldade para respirar ou respiração acelerada.

Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo. Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo. Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos.

O infarto intestinal pode ser agudo ou crônico. Ou seja, dependendo do tempo e do grau em que o órgão foi afetado. Além disso, ele é capaz de comprometer a circulação do intestino delgado, do intestino grosso, ou até mesmo de ambos em casos mais graves.

A obstrução intestinal é caracterizada como a interrupção do funcionamento normal do intestino devido a um bloqueio que impede a passagem de fezes e gases pelo órgão. As causas são diversas, incluindo tumores, inflamação, verminoses e efeitos de cirurgias.

O vômito fecal é um sintoma de obstrução do trato digestivo, mais especificamente do intestino. Acontece quando este último é o tumor de origem, ou em qualquer outro câncer que provoque compressão das alças e impeça a passagem normal das fezes.

Por isso, os profissionais de saúde devem ficar atentos às manifestações e verificar a presença de sinais de trombose em qualquer pessoa com trombocitopenia desenvolvida no período de quatro a 52 dias após a administração de vacina com adenovírus em sua composição.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.