O que é um grupo de estrelas?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação.

Um conjunto de estrelas que traçam um desenho, como as Três Marias, é chamado pelos cientistas de asterismo.

Estrelas binárias são sistemas constituídos por duas estrelas ligadas gravitacionalmente, orbitando um centro de massa comum. É preciso distinguir esses sistemas de binárias aparentes, que são pares de estrelas que parecem estar juntas no céu, mas não estão ligadas gravitacionalmente.

A Constelação em grupo designa um atendimento sistêmico para duas ou mais pessoas. De um modo geral, é uma abordagem interessante a ser realizada para tratamento de um cliente. O mesmo pode imergir em uma compreensão coletiva a respeito dos relacionamentos em sociedade.

Para identificar os movimentos observados no céu, os astrônomos da antiguidade criaram regiões que eram, basicamente, desenhos formados ao ligar as estrelas no céu, como numa brincadeira de ligar os pontos. Esses desenhos poderiam ser usados como referências e receberam o nome de constelações.

As Plêiades (Messier 45), conhecidas popularmente como sete-estrelo e sete-cabrinhas, são um grupo de estrelas na constelação do Touro.

A constelação Cruzeiro do Sul (ou Crux) é considerada a menor dentre as 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). Quatro ou cinco estrelas de brilho intenso dão origem ao asterismo em formato de cruz que é tão característico do Cruzeiro do Sul.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Mesmo que não dê mais para vê-las, dá para matar a saudade conhecendo um pouco mais sobre elas. O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”.

A designação de “nova” foi pela primeira vez utilizada pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe que observou uma nova estrela em 1572 que surgiu na constelação da Cassiopeia. Em 1574 publica o seu livro “De Nova Stella”. Essa estrela tratava-se, na realidade, daquilo que hoje chamamos de supernova.

Mas voltando às Plêiades, sete estrelas se destacam. São elas: Merope, Maia, Alcione, Asterope, Electra, Taigete e Celeno. Elas receberam o nome das sete filhas de Atlas e Pleione, segundo a mitologia grega. Com um binóculo, ou um pequeno telescópio, este grupo é muito bonito de se ver.

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.

Por que Constelação Familiar não é espiritismo? É nesse momento em que as pessoas normalmente ficam impressionadas, principalmente com a forma fidedigna com que os representantes representam o papel designado, mesmo não conhecendo nada sobre a pessoa que estão representando.

Hidra (Hya)
Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer.

Com o objetivo de mapear o céu, a União Astronômica Internacional reconheceu, oficialmente, 88 constelações. Na antiguidade, estes grupamentos de estrelas eram associados a figuras de animais, objetos e até personagens da mitologia.

As constelações do Zodíaco são 13, dentre as 88 que a União Astronômica Internacional definiu ao dividir o céu em regiões que são identificadas por um desenho, formado ao ligar algumas estrelas.

Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

Sirius

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius é uma estrela do tipo A — ou seja, é muito mais quente que o Sol e tem temperatura superficial de aproximadamente 9.400 ºC, enquanto a do Sol fica em cerca de 5.500 ºC. Ela tem pouco mais de duas massas solares e emite 26 vezes mais energia do que nosso astro.