O que é um granuloma residual?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Os granulomas são estruturas presentes na inflamação crônica do tipo granulomatosa, que consistem em uma tentativa do sistema imune em conter/isolar um antígeno/agente agressor no local da inflamação, sem necessariamente eliminá-lo. Eles caracterizam uma reação cicatricial (típica da inflamação crônica).

O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

O granuloma tipicamente é uma lesão em que se encontra uma concentração de macrófagos rodeados por linfócitos, quando não é possível digerir o agente, seja inanimados e inertes (corpos estranhos) ou animados de baixa virulência e grande resistência (imunogênicos).

Os granulomas são típicos dos mecanismos de reação de hipersensibilidade, especificamente a hipersensibilidade tardia ou, também chamada do tipo IV e muitas são as causas da sua formação, desde agentes etiológicos como fungos, bactérias, vírus e protozoários ou mesmo substâncias inertes, por exemplo, um fio de sutura.

Granuloma de corpo estranho
Esse tipo de classificação pode ocorrer também quando falamos de granuloma piercing, já que é bastante comum que exista uma “rejeição” do corpo humano em relação a algumas jóias específicas, podendo gerar grandes inflamações e até mesmo quadros gerais mais graves, como uma necrose.

Tosse seca e persistente, falta de ar, dor no peito são sintomas possíveis, embora nem sempre estejam presentes, mesmo quando a radiografia de tórax e a biópsia revelam a infiltração de granulomas que pode levar ao estreitamento das vias aéreas, à fibrose do tecido pulmonar e a distúrbios cardiovasculares.

O tratamento depende do tamanho da lesão. As menores podem ser tratadas por cauterização química, processo no qual se aplica uma substância cáustica sobre a lesão, para destruí-la. Para as lesões maiores, a melhor alternativa é a eletrocoagulação, processo que carboniza a lesão com o auxílio de um aparelho específico.

Granuloma. O granuloma pode se parecer um pouco com o queloide, porém, ela é resultado de uma inflamação no local. Você consegue controlar seu crescimento, e se bem cuidada, com compressas e massagem no local, por exemplo, ela murcha!

dermatologista

Procure seu dermatologista para maior esclarecimento!

Os granulomas surgem pelo atrito da bolsa e devido ao contato do conteúdo armazenado por ela (fezes ou urina). Por isso, é importante proteger a pele periestoma sempre que a troca da placa for realizada.

Na maior parte dos casos, o granuloma anular não é pruriginoso ou doloroso, por isso não é necessário qualquer tratamento. As lesões geralmente desaparecem de forma espontânea dentro de dois anos.

Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).

Sintomas de granuloma inguinal
O primeiro sintoma é um nódulo indolor, vermelho, que cresce lentamente formando uma massa arredondada e elevada. A massa então se desintegra para formar uma ulceração de odor fétido próxima ao local da infecção inicial: Pênis, escroto, virilha e coxas nos homens.

O aparecimento de granuloma tem algumas possíveis causas e uma delas tem a ver com a falta ou excesso de limpeza da sua perfuração. Mudando esse hábito, ou seja, praticando uma rotina de limpezas saudáveis, com soro fisiológico, a bolinha tende a sair.