O que é um gol de letra?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

1. Gol de letra. A expressão "gol de letra" nomeia o gol em que o atleta trança as pernas como quem faz a letra x e muda o pé que chuta.

[Futebol] Acertar a bola na rede. 2. [Gíria] Acertar um alvo, fazer algo positivo.

Para uma bicicleta legítima, o jogador deveria estar de costas para o gol e fazer movimentos com as duas pernas, uma lançada ao alto e em seguida a outra golpeando a bola, se assemelhando a uma pedalada. Daí o nome de “bicicleta”.

Na placa, havia os dizeres: "Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o tento mais bonito da história do Maracanã". Depois, a expressão passou a ser usada para homenagear outros gols espetaculares marcados por craques do futebol brasileiro e que também mereceriam uma placa.

A comemoração de Cano é uma homenagem ao seu filho Lorenzo. O jogador, no entanto, disse que não sabia que o "faz o L" teria conotação política quando trouxe para o Brasil. Após toda a confusão, o argentino entendeu que o gesto é feito por apoiadores de Lula, mas mesmo assim seguiu comemorando os gols da mesma forma.

Há várias maneiras de marcar um gol, isto é, de introduzir a bola na baliza adversária, como por exemplo o gol de cabeça, o gol de letra, o gol olímpico, o gol de falta e o de pênalti, ou até mesmo um gol contra.

Trivela é um tipo de passe/remate aplicado no futebol. É uma técnica de passe/remate pouco utilizada pela generalidade dos futebolistas, pois exige uma particularmente elevada capacidade técnica. Executado com a parte exterior do pé, é de difícil execução, mas também de grande espectacularidade e imprevisibilidade.

1. Cristiano Ronaldo - 834 gols.

Multar, chamar atenção, ferrar. O diretor do presídio vai canetar os mais rebeldes.

Estar na banheira significa ser flagrado em impedimento, ou seja, adiantado no ataque no campo do adversário, de forma que, entre ele e a linha de fundo, haja menos de dois jogadores no momento em que seu companheiro lança a bola.

substantivo feminino [Esporte] No futebol, modo com que o jogador toca na bola e faz com que essa passe por cima de sua cabeça e caia atrás de si; puxada. Etimologia (origem da palavra puxeta). De puxar.

[Futebol] Jogada feita com o pé no ar, a meia altura. Exemplo de uso da palavra Voleio: O jogador fez um voleio no ar.

Para realizar um voleio, o jogador, de lado e com uma das pernas no ar, se impulsiona para chutar a bola sem que ela toque no chão.

Essa famosa técnica consiste em chutar a bola com efeito para fazê-la cair de maneira repentina e imprevisível, tal qual uma folha desprendendo-se da árvore em um dia de outono. Contudo na Espanha ficou a lembrança de suas "folhas secas", a primeira das quais marcou o Troféu Carranza.

Não há um consenso sobre a contagem de gols de Pelé. Ele e o livro dos recordes contabilizam 1283, enquanto outros consideram 1281, números que englobam feitos jogos em campeonatos, amistosos e partidas festivas.

Pelé jogou como goleiro quatro vezes: uma no Campeonato Paulista, outra na Taça Brasil e as outras duas em amistosos. Foram ao todo 54 minutos jogados como goleiro, todos atuando pelo Santos — e Pelé nunca sofreu um gol.

O gesto é uma forma de homenagear seu filho, usando a inicial do nome do garoto, contou o atacante em uma entrevista à Vasco TV, quando ainda defendia o clube.