O que é um genocida exemplo?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Genocida é uma pessoa responsável por executar uma política para destruir, totalmente ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Foi o caso do governo nazista que promoveu uma política para exterminar os judeus, fazendo o mais famoso genocídio da história, o Holocausto.

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

Quais Foram os Maiores Genocídios da História?

  1. 1 - A Grande Fome de Mao (1958-1962) ...
  2. 2 – Holodomor (1932-1933) ...
  3. 3 - Holocausto (1939-1945) ...
  4. 4 - Genocídio Congolês (1885-1908) ...
  5. 5 - Genocídio Armênio (1915-1923) ...
  6. 6 - Quemer Vermelho (1975-1979) ...
  7. 7 - Genocídio em Ruanda (1994)

Significado de Genocidas
Genocidas é o plural de genocida. O mesmo que: algozes, assassinos, facínoras, homicidas, matadores, sicários.

Alguns dos casos criminais mais graves e não resolvidos pelo mundo são:

  • Assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy;
  • Homicídios do Zodíaco, o serial killer da Califórnia;
  • Desaparecimento da garota Madeleine McCann;
  • Assassinatos do serial killer “Homem do Machado”.

Adolf Hitler

Adolf Hitler (1889-1945)
Ações mais letais: O Führer da Alemanha conduziu uma política de uso massivo de campos de concentração e de campos de extermínio, onde os prisioneiros, militares e civis morriam em consequência de fome, doenças (tifo em especial), assassinado por tiros, espancamentos e uso de gases letais.

O assassinato e provocação de danos à integridade física ou mental de membros do grupo; A imposição de condições de vida que possam causar sua destruição física e mental ou que impeçam a reprodução física de membros do grupo; A transferência à força de crianças de um grupo para outro.

Destruição metódica de um grupo étnico pela exterminação dos seus indivíduos.

Holocausto é o nome que se dá para o genocídio cometido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial e que vitimou aproximadamente seis milhões de pessoas entre judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, opositores políticos etc.

Tentativa total o parcial de destruição de um grupo étnico, racial ou religioso. Genocídio é o assassinato em massa de pessoas por motivos étnicos, políticos, raciais, nacionalistas ou religiosos.

Em reportagem consagrada, Daniela Arbex denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no hospital Colônia, em Minas Gerais. No Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido apenas por Colônia, ocorreu uma das maiores barbáries da história do Brasil.

LEI Nº 2.889, DE 1º DE OUTUBRO DE 1956.
Define e pune o crime de genocídio.

Prática eliminatória que compreende a obliteração física, cultural e biológica de grupos nacionais, religiosos e raciais, podendo se estender para a tentativa de eliminação de outros nichos, mediante aprovação ou mera omissão estatal, constituindo crime contra a humanidade.

Uma corte ruandesa considerou Paul Rusesabagina, antigo gerente de hotel que inspirou o filme sobre o genocídio de 1994, culpado de crimes terroristas. O ruandês foi condenado a uma sentença de 25 anos de prisão.