O que é um género solene?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

gênero solene de característica protocolar. canção concebida sem interferência da oralidade. escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa. artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.

Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.

O hino uruguaio é o mais longo do mundo, com 105 estrofes e quase 6 minutos. Por isso, foi feita uma versão encurtada, para execução pública.

Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.)

No verso "iluminado ao sol do novo mundo", trecho do Hino Nacional, a expressão foi usada para indicar a ideia de: Que o Brasil é privilegiado pelas riquezas que só existem na América.

A frase onde se canta: “Gigante pela própria natureza” representa claramente toda a grandeza do país Brasil, e toda a grandeza de suas terras, que tornam o país o quinto maior do mundo atualmente.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Hino da Independência

O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I. O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906.

Curiosamente, o jornal londrino diz agora que o hino do Brasil é o quarto melhor da Copa do Mundo, atrás da França (primeira colocada), da Colômbia (segunda) e do México (terceiro). Em 2014 o mesmo diário fez uma lista semelhante e deu a liderança ao hino brasileiro.

Hino mais conhecido do mundo: a história do You'll Never Walk Alone.

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto.

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.

A palavra "impávido" quer dizer "sem medo", "corajoso", "calmo". Por sua vez, o termo "colosso" faz referência a uma estátua de grandes proporções e é associada ao tamanho do território brasileiro. Portanto, o termo "impávido colosso" é usado para engrandecer o Brasil como uma Nação grande e destemida.

Garrida: alegre, graciosa. Em ordem direta: Teus risonhos campos tem mais flores do que a terra mais garrida. Os trechos entre aspas são do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Lábaro e flâmula: bandeira.

Significa a independência do Brasil.

Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho. Fúlgidos: brilhante, cintilante. Penhor: garantia segurança de que haverá liberdade.

A palavra risonho, neste contexto, é relativa a promessas e não a sorrisos. Devido à sua geografia e sua grande extensão, é um território bonito, que mostra resistência natural e é um gigante destemido.

“Ora, naquele tempo havia gigantes na terra e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos, estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade” (Gênesis 6:4).