O que é um gênero Digital?

Perguntado por: lcustodio8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Assim, “gêneros digitais” é o nome dado a uma nova modalidade de gêneros textuais, que surgiu com a Internet, dentro do hipertexto, o que viabilizou a criação de novos espaços para a escrita, possibilitando um hibridismo entre a escrita e a leitura.

Como podemos observar, os gêneros digitais são, assim como os textuais, extremamente amplos. O principal foco é sempre transmitir uma informação de qualidade, mas de modo rápido, com o objetivo de instigar o leitor a terminar a sua leitura e, quem sabe, aprofundar os seus conhecimentos em outro conteúdo.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Os gêneros digitais podem ser observados também na comunicação típica das redes sociais: postagens, compartilhamentos, tweets, entre outros, comprovam que o advento da tecnologia digital fez com que os gêneros sofressem adaptações.

Os Gifs talvez tenham sido o primeiro gênero digital usado pela internet após o convencional texto. Ele está fortemente ligado aos recursos digitais pelos quais é usado para a comunicação entre autor e leitor. Assim, os avanços tecnológicos favorecem também as mudanças nos gêneros digitais.

Com o avanço tecnológico, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permitiu incorporar os gêneros digitais como estratégia para promover o processo de ensino e aprendizagem e ampliar a competência comunicativa dos estudantes, de forma interativa e vigiada, para que seja colaborativa e agregadora.

De acordo com a tipologia textual, os tipos textuais se divide em em 5 categorias:

  • Texto Narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo;
  • Texto expositivo;
  • Texto injuntivo.
  • A Base sugere que novos gêneros sejam incorporados às aulas. ...
  • E-zine. ...
  • Gameplay. ...
  • Detonado. ...
  • Pastiche. ...
  • Ciberpoema.

Com o surgimento das novas tecnologias de comunicação, modificaram-se muitas atividades da vida moderna. Esses avanços também têm atingido o processo de ensino/aprendizagem trazendo consequências como, por exemplo, ter que desenvolver novas habilidades de linguagem para poder acompanhar a linguagem digital.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

Cada texto possuiu uma linguagem e estrutura. Note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.

Acesso aos bancos, fotos, agenda de compromissos, previsão do tempo, compras online e até ferramentas de trabalho. Portanto, mesmo que você não seja um usuário tão ativo de celular, ou tenha uma certa resistência a tecnologia, você faz parte de um mundo digital.

Nesse contexto, é possível dizer que a linguagem online é tão importante para a construção de conexões humanas quanto a offline. Por meio dessa ferramenta, você pode se comunicar com os usuários de qualquer lugar do mundo, abrindo espaço para novas experiências e até conhecer outras culturas.

O meme pode ser considerado um gênero digital, pois apresenta as premissas supracitadas pelos autores. Além dos aspectos multimodais (texto, imagem, som) o meme é um texto exposto em ambiente virtual.

São chamados de multimodais pois são textos que utilizam mais de uma modalidade de forma linguística sua composição. Com o advento das novas tecnologias, o texto vem adquirindo cada vez mais novas configurações que possam atender as necessidades de seus falantes.