O que é um gelo fundente?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O gelo a que te referes já é gelo fundente, ou seja, gelo que se encontra na temperatura de fusão. O tempo que tal gelo durará ainda na forma sólida depende da taxa temporal com a qual ele absorve energia do entorno.

Uma solução super saturada de acetato de sódio se encontra em um tipo de equilíbrio chamado meta estável. Quando o sistema é perturbado, por exemplo, um pequeno cristal de acetato de sódio, ele reorganiza a rede cristalina se tornando sólido. Isso acontece liberando o calor latente, por isso o nome de gelo quente.

80 cal

Calor latente de fusão de uma substância é a quantidade de calor necessária para fundir completamente uma unidade de massa da substância quando ela estiver na temperatura de fusão. Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo.

As camadas de gelo do planeta podem derreter e elevar o nível dos oceanos em vários metros, com um aumento no aquecimento global de apenas 0,5 grau, de acordo com estudos recentes que destacam interações climáticas até então ignoradas.

A passagem do estado sólido ao estado líquido é chamada de fusão, ou, como popularmente é conhecida, derretimento. O gelo, tanto das calotas polares, quanto do nosso copo de suco, se tornando água líquida é um exemplo de fusão.

Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. Isso mesmo! A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.

Diferentemente do gelo tradicional, encontrado em um freezer ou em geleiras, o gelo superiônico é escuro e quente.

O gelo funciona como um isolante térmico porque o seu calor específico (2,03 J/g . ºC) é menor que o da água (4,18 J/g . ºC).

Um tipo de gelo instantâneo pode ser feito por meio de uma solução supersaturada de acetato de sódio.
...
Acetato de sódio;

  1. Água;
  2. Alguma fonte de aquecimento, como fogão, bico de Bunsen, etc.;
  3. Panela;
  4. Palito de sorvete;
  5. Geladeira (opcional);
  6. Copo ou recipiente transparente.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

A combustão, ou queima, produz calor. Quando um objeto queima, seus átomos combinam com átomos de oxigênio do ar numa reação química que libera energia na forma de calor.

Tabela de calor latente

TransformaçãoCalor latente (cal/g)
Fusão (0 ºC)80
Solidificação (0 ºC)-80
Vaporização (100 ºC)540
Condensação (100 ºC)-540

CONSEQUÊNCIAS DO DERRETIMENTO DAS GELEIRAS
O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.000 quilômetros cúbicos — para aumentar o nível do mar em quase meio metro.

A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).

As cores claras absorvem menos calor, evitando que o gelo derreta mais rapidamente. Um cooler ou balde de gelo de náilon ou isopor deixarão o gelo fresco por ao menos um dia. Um recipiente plástico poderá mantê-lo em boas condições durante a noite.

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Um exemplo importante de reações de fusão é o processo de produção de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrogênio).

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida.