O que é um fruto verdadeiro?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O fruto que chamamos de verdadeiro origina-se do ovário da flor, mas nem todas as espécies de vegetais desenvolvem seus frutos a partir dessa estrutura. Em algumas plantas, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos.

Os pseudofrutos, ou frutos acessórios, desenvolvem-se a partir de outras peças florais, e não do ovário, como ocorre nos frutos. Um exemplo é o morango. O fruto é um órgão característico das angiospermas, desenvolve-se a partir do ovário e tem como função proteger as sementes, além de auxiliar na dispersão da espécie.

Os frutos crescem somente nas plantas angiospermas, que são os vegetais desenvolvidos. Eles surgem após a polinização e fecundação da oosfera. Estimulados por hormônios vegetais liberados pelo embrião contido na semente, o ovário sofre hipertrofia e converte-se em fruto.

Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.

Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto. Dessa forma, a planta pertence à família das cucurbitáceas, ou seja, é parente das melancias, melão, chuchu, abobrinhas e muitas outras.

Abacaxi, marmelo, framboesa, figo e amora também são considerados pseudofrutos.

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.

Os seus frutos são evidentes: corrupção; maus costumes; desordens; discórdia; opressão; culto da pessoa; superstição até a idolatria. Tal como uma árvore má, produzem maus frutos. E o Senhor nos diz: “cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes”.

Fruto é um termo científico para designar o resultado do desenvolvimento do ovário de uma flor, após o processo de fecundação, onde se geram as sementes. A parte macia e saborosa, a polpa do morango, que concentra todo seu açúcar e que chamamos de fruta, é, na verdade, o desenvolvimento de uma parte da flor.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.

Simples: Os frutos simples são aqueles formados por um único carpelo ou carpelos fusionados de uma mesma flor. Exemplo: Abacate, tomate, cereja. Agregados: Os frutos agregados são aqueles formados pelo desenvolvimento de vários carpelos de uma mesma flor. Exemplo: Framboesa, morango.

Caju, maça, morango e banana são popularmente chamados e consumido como frutas, mas você sabia que esses exemplos não são frutos verdadeiros? Isso mesmo! Eles são chamados de pseudofrutos, pois o seu desenvolvimento não tem origem do ovário maduro da flor.

Frutos secos é a denominação genérica de um grupo de alimentos, que inclui as nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, castanhas do Maranhão, pinhões, cajus e pistachos, entre outros.

A diferença entre fruto e fruta está relacionada à origem desses termos e ao contexto em que são usados. Muitas pessoas não sabem a diferença existente entre os termos fruta e fruto. Fruta é um termo popular, e fruto é um termo botânico, portanto, são usados em situações diferentes.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

As maçãs foram uma das primeiras frutas cultivadas por seres humanos e seguem sido uma das frutas mais importantes da Europa, América do Norte e outras regiões temperadas do globo - tanto para comida quanto para bebida.

A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.