O que é um fototipo alto?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4 / 5 8 votos

Já os fototipos mais altos, quando sofrem uma lesão, descascam e se renovam, podem manchar mais facilmente. Isso porque a chance de a nova pele surgir mais clara ou mais escura é muito alta. O melasma tem uma maior prevalência nesse grupo.

Os fototipos vão desde pele “muito clara” (o tipo I) até “muito escura” (o tipo VI). Pegue num papel, afie o lápis e faça o teste para descobrir o seu tipo de pele. De seguida, some a sua pontuação e veja qual é o seu fototipo, bem como algumas recomendações de proteção solar adaptadas à sua pele.

Afinal, o que é fototipo? “Uma escala de classificação numérica dada para a reação de cada pele quando exposta ao sol, elaborada por Thomas B. Fitzpatrick. Ou seja, a classificação baseia-se na capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol”, explica Vanessa.

Para saber o tipo de pele é importante levar em consideração algumas características como sensibilidade, idade da pele, pigmentação, oleosidade e tendência para formar rugas, o que pode ser avaliado por meio de exames visuais, táteis ou por meio de aparelhos específicos utilizados por um dermatologista.

Atenção

  • A pele normal é bem equilibrada: nem muito oleosa nem muito seca. Pele normal. ...
  • Pele seca pode parecer esticada, áspera e com aspecto apagado. Pele seca. ...
  • Pele oleosa é brilhosa e tem poros visíveis. Pele oleosa. ...
  • Na pele mista os tipos de pele variam na zona T e nas bochechas. Pele mista.

Fototipo IV - Pele Morena Moderada: costumam ter olhos e cabelos escuros, queimam pouco e sempre bronzeiam. Sua sensibilidade ao sol é normal. Fototipo V - Pele Morena Escura: neste grupo, os indivíduos raramente apresentam queimaduras e sempre bronzeiam, pois possuem pouca sensibilidade ao sol.

Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

Fitzpatrick classificou a pele em 6 fototipos cutâneos diferentes, que variam de acordo com a quantidade de melanina (substância que dá cor à pele), a capacidade de cada pessoa em se bronzear (ganhar tom amarronzado) e queimar (ficar avermelhada) quando se expõe ao sol, até mesmo outras características, como a cor dos ...

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.

Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.

Este tipo de pele é um pouco mais difícil de se identificar e costuma deixar as pessoas um pouco confusas. E para acabar de vez com qualquer dúvida, vamos ao que interessa. A pele oliva tem um tom mais amarelado e o fundo é composto por subtons que são esverdeados. Além disso, os lábios têm um fundo mais rosado.

A mais famosa classificação dos fototipos cutâneos é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick.

Quais são os tipos de pele e como cuidar de cada uma delas?

  • Normal. A textura da pele normal tem um aspecto saudável e aveludado, pois produz gordura de modo equilibrado. ...
  • Seca. ...
  • Oleosa. ...
  • Mista. ...
  • Pele normal. ...
  • Pele seca. ...
  • Pele oleosa. ...
  • Pele mista.

Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura.

Tipo de pele: você sabe qual é o seu?

  • Pele oleosa. A pele oleosa apresenta excesso na produção de sebo, o que deixa a pele brilhosa e pegajosa, além de mais propensa ao aparecimento da acne. ...
  • Pele sensível. ...
  • Pele seca. ...
  • Pele mista. ...
  • Pele acneica. ...
  • Pele normal.

Tipos de pele mais sensíveis
De acordo com nossa dermatologista, Dra Ísis Fiorello, é comum que a pele seca tenha uma tendência maior à sensibilidade, mas essa condição pode aparecer em todos os tipos de pele, inclusive nas oleosas.

Não existe nenhum produto capaz de mudar permanentemente o tom da pele. O que existe no mercado não traz efeito permanente e podem te trazer problemas sérios como câncer no futuro.

Continuar lendo Qual é o fototipo V?