O que é um forame transverso?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O forame transverso (FT) (do latim foramen transversarium) é um orifício que se localiza na base dos processos transversos, ao lado do corpo das vértebras da coluna cervical (C1-C7) (JAÉN E., 1975).

Processo transverso: originam-se no arco vertebral, especificamente onde a lâmina e o pedículo se unem, o processo transverso se estenderá lateralmente.

Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos.

forame obturado

O maior forame do corpo humano é o forame obturado, localizado na união dos ossos pélvicos (íleo, ísquio e púbis).

Forame (incisura) frontal
Estrutura inconstante localizada na margem supraorbital, medialmente à incisura (forame) supraorbital. Constitui uma abertura por onde passam o ramo medial do nervo supraorbital e a artéria supratroclear.

A superfície inferior contém numerosas aberturas, como o canal carotídeo (artéria carótida interna) e o forame (buraco) jugular (veia jugular interna, nervos cranianos IX, X e XI).

O termo forame faz referência a um orifício que permite a passagem de várias estruturas, como, por exemplo, nervos ou vasos.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

Já o forame é o túnel ósseo situado entre duas vértebras por onde o nervo sai da coluna e se direciona aos membros. Desta maneira, a estenose foraminal (redução da amplitude foraminal) consiste no estreitamento dos túneis dos nervos da coluna.

Os processos transversos das vértebras lombares possuem uma característica singular, que é a presença de processos acessórios na parte posterior que se fixa a músculos intertransversários.

Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna.

Os corpos vertebrais L4 e L5 são mais altos na frente do que atrás. As extremidades superior e inferior de cada corpo vertebral são cobertas por placas ósseas que ajudam a resistir às cargas compressivas recebidas pela coluna. - Vértebras L4 e L5.

A região L5-S1 é a junção entre a coluna lombar e a região sacral, e é uma área comum de problemas na coluna vertebral, incluindo hérnia de disco e estenose espinhal.

A sacralização é frequentemente descrita como ter uma vértebra a menos porque o segmento lombar inferior (L5) é fundido à pelve. Ele pode ser fundido ao sacro abaixo, ou ao ílio ao lado (os grandes ossos em forma de orelha da pelve) ou ambos.

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.

Forame Magno, grande abertura localizada no osso occipital. Forame nutrício. Forame oval. Forame vertebral (grandes buracos existentes em cada vértebra, situados entre o corpo dessa, anteriormente, e o arco vertebral, posteriormente)

Forame magno

O forame magno (“forame grande” em Latim) é o maior forame do crânio.

mandíbula

O 22º osso é a mandíbula, que é o único osso móvel do crânio. O crânio anterior consiste nos ossos faciais e fornece suporte ósseo para os olhos, dentes e estruturas do rosto, além disso fornece aberturas para alimentação e respiração.

Um Atlas, por definição, é um conjunto de mapas ou cartas geográficas. Porém, o termo também se aplica a um conjunto de dados sobre determinado assunto, sistematicamente organizados e servindo de referência para a construção de informações de acordo com a necessidade do usuário.

A artéria vertebral se origina da primeira porção das artérias subclávias, segue um trajeto no espaço entre os músculos escalenos e longos da cabeça e pescoço, penetra nos forames transversos de C6 a C1.

Coluna cervical (pescoço)
A coluna cervical localiza-se na parte alta, e é composta por sete vértebras, denominadas: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2), Vértebra Cervical 3 (C3), e assim sucessivamente, C4, C5, C6 e C7.