O que é um fluxograma de uma empresa?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Fluxograma de processo é uma ferramenta que serve para representar por meio de desenhos os processos de uma empresa. Para isso, são usadas formas geométricas, setas e descrições breves. O objetivo é documentar atividades de maneira simples e fácil de repassar para os colaboradores.

Fluxograma nada mais é do que uma maneira de representar um processo por meio de um desenho. Ou seja, é uma forma simples e fácil de identificar o fluxo com que as atividades acontecem, nele cada passo de um processo é representado por um único símbolo que possui uma resumida descrição.

A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.

O fluxograma é normalmente utilizado para ajudar a definir um processo de trabalho e para auxiliar a equipe a entender este processo. Sem ele, muitas equipes consideram difícil melhorar a qualidade ou até mesmo saber por onde começar.

2.1 5 Símbolos Básicos do Fluxograma

  • A forma oval ou de pílula - representa o início/fim.
  • A forma retangular - representa um processo.
  • A forma do paralelogramo - representa a entrada/saída da informação.
  • O Diamond Shape - representa uma decisão.
  • A forma de seta - representa o fluxo da sequência.

O fluxograma torna mais fácil a identificação das entradas e saídas, fornecedores, clientes e pontos críticos de um processo com o objetivo de garantir a qualidade e aumentar a produtividade dos colaboradores, pois com a documentação do fluxograma é possível realizar melhorias e esclarecer melhor o fluxo de trabalho.

Como fazer o organograma da sua empresa?

  1. Faça uma pesquisa. ...
  2. Identifique as hierarquias. ...
  3. Escolha o melhor modelo. ...
  4. Selecione a ferramenta mais adequada. ...
  5. Valide as informações. ...
  6. Apresente o organograma para toda a empresa. ...
  7. Mantenha-o sempre atualizado.

Acesse a aba Inserir > Selecione Formas. Uma galeria aparecerá com uma variedade de formas básicas, incluindo linhas, setas e formas geométricas. Clique na forma de fluxograma que deseja adicionar e, em seguida, arraste a forma ao tamanho desejado na planilha Excel.

Criar um fluxograma com imagens
Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em SmartArt. Na galeria Escolher um Elemento Gráfico SmartArt, clique em Processo e clique duas vezes em Processo de Ênfase com Imagens. , selecione a imagem que deseja exibir no gráfico e clique em Inserir.

Muitas vezes chamado de Diagrama de Processo, o fluxograma vertical é formado por símbolos e padrões dispostos em colunas verticais, facilitando o seu preenchimento. A sua vantagem é trazer mais rapidez para o preenchimento, além de clareza para a interpretação e facilidade para a leitura.

As sete etapas para criar um fluxo de trabalho eficaz dividem-se em três fases: planejamento, execução e revisão. Implementar estas etapas ajuda a organizar o trabalho de modo que, além de compreensível, ele também seja reiterável.

O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar.

Processos são sequências de atividades e tarefas ordenadas com o objetivo de se chegar a um resultado final esperado. Um exemplo de processo bastante comum é receita de um bolo.

O Word permite criar fluxogramas de forma fácil dentro de qualquer documento de texto. Através da função SmartArt, o editor da Microsoft exibe um painel com vários layouts prontos que devem ser personalizados com as informações do usuário.

O Fluxograma é uma ferramenta utilizada para a organização sequencial dos processos da empresa, afim de deixar clara e padronização da execução, melhorando a comunicação, aumentando a produtividade e reduzindo retrabalhos e custos de operação.

Como fazer um fluxograma de vendas?

  1. Considere todas as etapas do processo comercial.
  2. Liste os processos atuais.
  3. Organize o novo fluxograma.
  4. Monitore os resultados e faça modificações.

Muitas vezes, a forma de término é usada para designar o início e o fim de um fluxograma; no entanto, você pode usar posicionamento (canto superior esquerdo para o início, canto inferior direito para o término), cores (verde para o início, vermelho para o término) ou tamanho para mostrar claramente onde começar e ...

- Círculos ou figuras que lembram um cilindro na horizontal – indicam o começo ou fim de um processo dentro do fluxograma; - Quadrados ou retângulos – especificam a atividade a ser realizada.