O que é um fator de risco exemplos?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Fatores de risco são condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, os mutáveis.

Considera-se fator de risco (FR) alguma exposição que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, podendo ocorrer em qualquer parte da cadeia causal 1.

Em linhas gerais, portanto, podemos entender que um risco é a probabilidade de que algo aconteça. Se for um evento positivo, será considerado uma oportunidade; se for um evento negativo, será considerado uma ameaça. Já o perigo, ou fator de risco, é a causa-raiz da ameaça.

Em geral, os fatores de risco podem ser classificadas nos seguintes grupos:

  • Comportamentais.
  • Fisiológicos.
  • Demográficos.
  • Ambientais.
  • Genéticos.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

O que são riscos ocupacionais? Os riscos ocupacionais são aqueles que estão ligados a qualquer tipo de situação não saudável ou que não esteja de acordo com normativas de desempenho no ambiente de trabalho. Tais riscos podem desencadear problemas de saúde física ou mental nos colaboradores.

Os riscos podem ser provenientes de ruídos, vibrações, temperatura, vapores, iluminação, seres vivos, instrumentos de trabalho, postura inadequada, dentre diversos outros agentes causadores.

Já o Perigo ou Fator de risco ocupacional, é a fonte com potencial e causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.

São agentes de risco físico: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração e quaisquer outras formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. Para cada tipo de risco é indicada uma limitação permitida.

CIPA: Medidas de Controle e Proteção dos Riscos

  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

Quais são os 6 principais tipos de riscos empresariais?

  1. Riscos operacionais. ...
  2. Riscos estratégicos. ...
  3. Riscos financeiros. ...
  4. Riscos cibernéticos. ...
  5. Riscos de conformidade. ...
  6. Riscos no ambiente de trabalho.

As NR-9 e NR-12, juntamente com a Portaria 25/1994 classificam os riscos ocupacionais em cinco tipos distintos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

O Mapa de riscos ocupacionais
Basta uma rápida estudada no mapa para descobrir quais locais de trabalho exigem o uso de EPIs. E isto é importante! A elaboração do mapa é fundamental para que os riscos ocupacionais, em especial os ambientais, sejam corretamente avaliados e diminuídos.

De forma geral, podemos pensar nos fatores de risco e de proteção em quatro grandes categorias para autoavaliar os atravessamentos em nossa saúde mental: 1) saúde/corpo; 2) segurança/proteção; 3) acesso a recursos; e 4) relacionamento.

Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Podemos citar alguns exemplos de riscos ambientais: – Agentes físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, etc. – Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele, etc.

São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.

Riscos Químicos. Risco Químico: É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde.

Os tipos de respostas para lidar com as ameaças são quatro:

  • Eliminar a ameaça;
  • Mitigar;
  • Transferir;
  • Aceitar.

Muitas vezes, a melhor opção será criar uma estratégia híbrida que funcione para sua situação específica.

  • Aceite o risco. Por vezes, o melhor a fazer é aceitar o risco como inevitável. ...
  • Prevenção de riscos. ...
  • Controle de riscos. ...
  • Transfira o risco. ...
  • Monitore tudo.