O que é um falso 9 no futebol?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

O falso 9 não é uma posição, é um conceito definido por um tipo peculiar de movimentações do homem de frente que sai do seu posicionamento inicial, geralmente no meio dos zagueiros adversários e parte pra zonas mais recuadas, entre as costas dos meio-campistas e os defensores.

Como Zagalo, na Copa de 70, fugiu desse figurino, escalando o classudo Tostão, à frente de Pelé e Jairzinho, criou-se o "falso nove".

No início da noite desta terça-feira (08), a entidade máxima do futebol brasileiro divulgou os números nas redes sociais. O atacante capixaba Richarlison vai vestir a camisa 9, que foi utilizada por Gabriel Jesus em 2018, Fred, em 2014 e Luis Fabiano em 2010.

Geralmente, o falso nove é um meia-atacante improvisado ou um atacante de menor porte físico e maior recurso técnico, veloz, com características de drible, finalização, armação, velocidade e visão de jogo.

4-3-3 (Falso 9)
Nela, você terá 2 zagueiros, 2 laterais, 3 meio campistas e 3 jogadores que vão atuar mais avançados, no ataque.

O zero a esquerda
Brincadeiras a parte, tivemos no futebol um jogador a atuar com a camisa número 0. O atacante marroquino Hicham Zerouali, quando atuou pelo Aberdeen da Escócia, decidiu utilizar essa numeração para fazer trocadilho com seu sobrenome. Logo, a Scottish Premiership proibiu o uso do número.

A 22 de Lautaro Martínez, por exemplo. O atacante argentina é um dos candidatos a brilhar na Copa do Mundo do Catar. Recomenda-se respeito ao iluminado Federico Chiesa, talismã da Itália no título da Eurocopa.

Atacante

Pivô O Pivô (Espanhol: pívot; italiano: pivot; inglês: Pivot) é o jogador mais avançado em campo (semelhante ao Centroavante no futebol).

4-2-3-1. O esquema tático mais utilizado nas grandes ligas europeias atualmente é também um dos mais sólidos no FIFA 21, pois permite que os jogadores tenham poder de ataque pelas pontas sem deixar o meio-campo desprotegido.

No futebol moderno, Camisa 8 é o maestro que conduz o time ao ataque. No futebol, o número da camisa que cada jogador utiliza carrega um peso simbólico, uma história, uma mística, capaz de eternizar atletas que utilizaram essa numeração ao longo da careira.

O 1º volante é aquele jogador que fica mais "plantado" na frente da área, protegendo os centrais. Normalmente os técnicos utilizam o 1º volante para marcar o camisa 10 do adversário. Ele é o principal responsável pela marcação no meio-campo.

O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.

A “flutuação” no glossário de Tite representa o movimento de vir do lado do campo para o centro, executado pelo jogador que atua aberto - o que foi feito por Willian na jogada do gol de Neymar (confira no vídeo abaixo). É importante entender como a Seleção lidou com essa flutuação ao longo da trajetória do técnico.

O 4-3-3 é conhecido como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três jogadores no meio-campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante). Este esquema foi popular no final da década de 1960 e início da década de 1970, tendo sido usado pela Holanda na Copa de 1974.

Desde a Itália-82, os técnicos tem utilizado 3-4-3 da seguinte forma: Três Zagueiros, que ficam atrás da linha do meio-campo, sendo que um deles atua como líbero, a ponto de sair com a bola; Quatro Meias (em forma de losango), sendo que os alas ficam na obrigação de atacar lateralmente da linha do meio-campo para ...

Em torneios internacionais (como a Copa do Mundo da FIFA ou copas continentais), cada equipe deve listar um grupo de 23 jogadores, vestindo camisetas numeradas de 1 a 23. Assim, neste caso, os goleiros de terceira escolha costumam usar o número 23.

No regulamento de 2021, a Federação Paulista de Futebol afirma que as camisas dos atletas devem ser numeradas com dois dígitos, "salvo autorização prévia e formal" do Departamento de Competições da entidade.