O que é um exercício isocinético?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Os exercícios Isocinéticos têm como objetivo melhorar a força e a resistência muscular. São obtidos pela ação muscular onde a velocidade angular é constante durante toda a amplitude de movimento. Ele ocorre quando a força produzida pelo músculo é igualada por uma resistência, com uma velocidade constante.

O exercício isocinético consiste no movimento forçado de um membro em velocidade angular constante6. O equipamento utilizado para esta finalidade funciona sob o princípio da ação e reação e permite a utilização da capacidade muscular em toda a amplitude do movimento18.

A contração muscular pode ser de dois tipos: Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica. Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo.

A contração isocinética trabalha contra uma resistência que permite o movimento a uma velocidade fixa pré-estabelecida, possibilitando aos músculos mobilizar a sua capacidade máxima de gerar tensão durante todo o movimento, enquanto está contraindo.

Prancha, prancha lateral, agachamento isométrico, elevação de pélvica (ou de quadril) são alguns dos exercícios isométricos mais comuns.

Alguns exercícios isotônicos populares são a rosca bíceps, a rosca tríceps, a puxada alta, o supino, o desenvolvimento de ombros, os burpees e os abdominais crunch, entre muitos outros.

Os exercícios isométricos podem fazer parte do treino de quem deseja prevenir a atrofia muscular ou como auxiliares na recuperação de quem sofre de algum tipo de imobilidade, pois praticá-los ajuda o seu desenvolvimento motor.

Força muscular é aquela que um músculo ou grupo muscular consegue exercer contra uma resistência, num esforço máximo. Existem quatro tipos de contração muscular: isotônica, isométrica, excêntrica e isocinética.

O dinamômetro isocinético permite a avaliação objetiva e direta dos componentes de desempenho muscular relacionados às articulações de quadril, joelho e tornozelo.

Torque, ou momento de uma força, consiste na ação de girar ou torcer um corpo em torno do seu eixo de rotação (polo) por meio da aplicação de uma força.

Dinamômetro Isocinético x Dinamômetro Isométrico
Os equipamentos utilizam de estimativas para avaliar a força de diversos membros em conjunto, ou seja, caso o resultado da preensão da mão direita seja maior supõe-se que todo o lado direito do paciente é mais forte que o esquerdo.

Contração no peito

  1. De pé e com postura ereta, una as mãos entrelaçando os dedos na altura do peitoral.
  2. Empurre uma mão contra a outra durante 3 a 10 segundos.
  3. Você deve sentir uma leve contração na musculatura do peito. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo. Neste treinamento estático, como também é conhecido, ocorre a ação muscular, mas nenhuma alteração no comprimento total do músculo, ou seja, você faz força, mas continua parado.

Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica. Quando a força interna produzida pelo músculo se iguala a resistência externa e não há movimentação das partes corporais, temos a ação “isométrica”.

Vamos falar um pouco mais sobre cada tipo.

  • Força pura ou máxima. ...
  • Força rápida ou explosiva. ...
  • Força de resistência. ...
  • Agachamento. ...
  • Prancha. ...
  • Remada curvada.