O que é um exame psicopedagogo?

Perguntado por: aguedes9 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Testes Psicopedagógicos são instrumentos que auxiliam o profissional a identificar dificuldades de fala, leitura ou escrita. A identificação do problema por meio dos testes psicopedagógicos permite que profissional elabore o plano de intervenção mais apropriada para a escola, pais e na clínica.

Durante a primeira consulta, o psicopedagogo procura compreender os elementos que desfavorecem o processo de aprendizagem do paciente. Além de estudar a sua relação com o aprender, analisa também a influência de fatores ambientais, emocionais e afetivos.

A avaliação psicopedagógica inicia-se com uma entrevista com os pais ou responsáveis pela criança, nela o psicopedagogo também irá analisar o material escolar, as atividades de leitura, escrita, matemática, como também aplicar testes e provas que avaliem o nível de pensamento e outras funções cognitivas.

Os principais tipos de testes de psicopedagógicos disponíveis no mercado são: Conto de fadas, Os três porquinhos, Papel de cartas, THCP, RPG, entre outros.

O período para uma avaliação psicopedagógica dura em torno de 8 a 10 sessões. Cada sessão tem a duração de 40 a 50 minutos, conforme combinado com a família, e estas sessões podem acontecer uma ou duas vezes por semana.

QUANTO CUSTA UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA? Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, os valores da avaliação tem uma variação entre R$800,00 a R$1.200,00 (de 3 a 4 sessões de 1h e 1/2 para elaboração de relatório. Normalmente é solicitada por profissionais da saúde para fechamento de diagnósticos).

Eles também podem fazer o uso dos seguintes instrumentos: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Teste de Desempenho Escolar; além disso, atividades de leitura e escrita; aritmética e interpretação de texto.

Realiza-se a entrevista de maneira que se põe em evidência o aprendizado espontâneo, oportunizando materiais diferentes de acordo com a faixa etária e queixa do educando. Podem ser folhas pautadas, lápis, borracha, papeis variados, livros, giz de cera, canetinha etc.

Entende-se que a função do psicopedagogo é investigar todas as variáveis possíveis existente no processo de aprendizagem, a fim de orientar as famílias para a resolução de conflitos, inclusive de natureza afetiva-emocional.

Para ajudá-los a identificar os principais sintomas, a Vittude fez uma lista abaixo:

  • Falta de atenção.
  • Queda nas notas.
  • Dificuldade em fazer lições de casa.
  • Dificuldade para ler, escrever ou fazer contas.
  • Comportamentos atípicos.
  • Ansiedade.
  • Desinteresse pela escola.
  • Problemas na socialização com outros colegas.

Se ao final do diagnóstico o psicopedagogo verificar que ele precisa de um tratamento psicopedagógico, ele fará o encaminhamento para um psicopedagogo fazer o tratamento que pode ser ele mesmo ou outro psicopedagogo. Poderá encaminhar também para um psicólogo e/ou fonoaudiólogo.

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.

A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção.

A psicopedagogia pode ser muito útil para ajudar a superar as dificuldades de leitura e escrita, tendo como campo de estudo a aprendizagem em suas diferentes relações. A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana.

O psicopedagogo atuando na educação infantil se propõe trabalhar com brincadeiras dinâmicas na instituição e com a formação de professores orientando e auxiliando na organização das atividades e, consequentemente no processo ensino aprendizagem dos alunos.

Quais são os tipos de testes psicológicos mais utilizados em processos seletivos?

  1. Teste AC (Atenção Concentrada) ...
  2. Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) ...
  3. Teste Não Verbal de Inteligência (G38) ...
  4. Teste BFP (Bateria Fatorial de Personalidade)