O que é um exame oftalmológico completo?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

O exame oftalmológico avalia a saúde ocular e também a capacidade visual. Assim como em qualquer consulta médica, o oftalmologista irá perguntar quais os sintomas você apresenta ou qual o motivo da consulta.

Um feixe de luz é emitido no olho e o profissional avalia sua reflexão. O principal objetivo de medir esse item é escolher o ajuste certo de lentes de contato. Aliás, existem outros testes que seu oftalmologista pode realizar que não estão listados, mas isso vai depender dos sintomas que apresentar.

O mais realizado pelos oftalmologistas, o exame de refração determina a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. Ele verifica os erros de refração no olho e que geram problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia. O exame de refração é o mais conhecido de todos.

Para começar, a principal diferença dos dois é: o oftalmologista é responsável por tratar de doenças e sintomas referentes ao olhos, enquanto o oculista produz, conserta e cuida da manutenção das lentes e óculos. Portanto, ambos cuidam da sua visão, porém o oftalmologista prescreve receitas e o oculista as interpreta.

É somente por meio do cadastro no SUS que você consegue agendar uma consulta com o oftalmologista, acessando o site ou pelo aplicativo da plataforma. O cartão do SUS é gratuito e para solicitar o seu você pode ir pessoalmente à Secretaria de Saúde da sua cidade ou em uma unidade de saúde do SUS ou pela internet.

Antes da consulta, fique pelo menos 3 dias sem as lentes de contato gelatinosa ou 7 dias sem as lentes rígidas. O uso das lentes pode interferir nas características da córnea, porção anterior do olho, e gerar imprecisões na avaliação do grau. Por isso, lembre-se sempre de ficar sem as lentes antes da consulta.

O preço médio do mapeamento de retina varia entre R$ 100,00 a R$ 300,00 e depende da cidade onde é realizado. Ademais, o procedimento geralmente é coberto por planos de saúde.

Para serem perfeitamente visualizadas, as imagens precisam se formar na parte de trás dos olhos, em um único ponto da retina, o que não ocorre com quem sofre com estas doenças. O diagnóstico do Astigmatismo pode ser feito por meio do exame de Topografia Computadorizada de Córnea.

No laudo oftalmológico para concurso público é feito o teste de acuidade visual, que tem como objetivo avaliar a visão da pessoa, porém, outros exames mais específicos podem ser feitos, como avaliação dos movimentos oculares ou da pressão ocular, podendo incluir o uso de máquinas ou instrumentos específicos, não ...

Essa função é importante para que ela possa limitar a quantidade de luz que passa pelos olhos. Esse processo garante a qualidade e a nitidez da imagem que vemos. Assim, quando há bastante luz, a pupila diminui o seu diâmetro para evitar os excessos.

A dilatação no exame oftalmológico ocorre através do uso de colírios. O objetivo é relaxar a musculatura da pupila, popularmente conhecida como “menina dos olhos”.

1) Exame de refração – ele mesmo, o famoso “exame de vista” Entre os exames de rotina de oftalmologia, começamos pelo procedimento mais popular desta lista! Ele é usado para identificar a existência de problemas como a miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e o astigmatismo.

Após os 40 anos de idade
Após os 40 anos, é recomendado um exame de vista anual. Afinal, nesta faixa etária, o risco de doenças oculares como Glaucoma e Catarata aumenta progressivamente. O diagnóstico precoce é a principal arma na prevenção de perdas visuais irreversíveis.

O sinal de positivo significa a presença de hipermetropia. Em contrapartida, o sinal negativo indica a miopia. No caso, o sinal vai aparecer ao lado do número do grau, como -2,00 ou +2,50, por exemplo, na linha de cada olho – direito (OD) e esquerdo (OE).

Nas consultas em óticas, problemas como glaucoma, catarata e infecções não são detectados, já que é necessário o uso de equipamentos que um oftalmologista possui somente em seu consultório.

O optometrista é um profissional responsável pelos cuidados primários da visão. Ou seja, esse profissional pode examinar, diagnosticar e tratar alterações do sistema visual — assim como identificar alterações oculares e sistêmicas que estejam afetando a estrutura ocular.

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece de forma gratuita óculos de grau para quem precisa.

O Sistema Único de Saúde (SUS) da capital oferece exames de pupilas, medida da acuidade visual, refração, retinoscopia e ceratometria, tonometria, fundoscopia, biomicroscopia do segmento anterior, exame da motilidade ocular e do senso cromático.

Saúde Ocular
A primeira consulta deve ser realizada sempre na unidade básica de saúde. Se houver necessidade de exames complementares mais complexos, o usuário será encaminhado a clínicas credenciadas pelo SUS, capacitadas para a sua realização.