O que é um estiramento do ligamento?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O estiramento é uma lesão que ocorre nas estruturas do joelho em associação a um trauma, quando um movimento da articulação ultrapassa o seu limite sobrecarregando os ligamentos e os meniscos.

A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o futebol, o futebol americano e o basquete, têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos cruzados anteriores.

Quanto tempo demora o tratamento
Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.

Dependendo do grau, a lesão pode ser tratada com o protocolo RICE: repouso, gelo, compressão e elevação (em inglês rest, ice, compression, and elevation). A fisioterapia é frequentemente recomendada para recuperar a força articular e a amplitude de movimento.

A lesão ligamentar pode acontecer da seguinte forma: quando ocorre o estiramento dos ligamentos, a recuperação é mais rápida, durando de 2 a 3 semanas; quando ocorre a ruptura parcial dos ligamentos, a recuperação pode levar de 4 a 5 semanas; e quando ocorre a ruptura total dos ligamento, a recuperação é mais lenta, ...

Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada. O joelho pode parecer instável como se fosse dobrar.

Seja a lesão de um ligamento ou nos dois, os sintomas são praticamente os mesmos:

  1. Barulho no momento da ruptura;
  2. Inchaço do joelho;
  3. Dor aguda;
  4. Impossibilidade de colocar o peso no joelho e andar;
  5. Se outros ligamentos forem afetados, pode surgir um hematoma.

Os sintomas incluem dor, edema articular, instabilidade (com estiramentos graves) e bloqueio (com algumas lesões no menisco). O diagnóstico consiste em exame físico e, algumas vezes, RM. O tratamento consiste em terapia PRGCE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação) para lesões graves, gesso ou reparo cirúrgico.

Não existe regeneração do ligamento rompido quando este é o ligamento cruzado anterior. Este ligamento não se regenera ou cicatriza. O que deve ser reavaliado é o grau de instabilidade gerado pela lesão parcial deste ligamento.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

6 dicas para acelerar a sua recuperação de lesões

  1. Continue treinando. Você pode continuar correndo se for mais devagar, não sentir dor e conseguir manter uma boa postura, diz Lewis Maharam, médico do esporte em Nova York (EUA). ...
  2. Mantenha a flexibilidade. ...
  3. Coma direito. ...
  4. Administre a dor. ...
  5. Maneire na bebida. ...
  6. Alivie o estresse.

Os casos mais leves de estiramento muscular, podem melhorar em duas ou três semanas, mas os mais graves podem demorar de 6 meses a 1 ano. Quem vai dizer qual é o seu grau e quanto tempo vai durar o tratamento, é o ortopedista.

Grau I – é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão < 5 do músculo). A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra-resistência e pode ser ausente no repouso. O edema pode estar presente, mas, geralmente, não é notado no exame físico.

Os sinais e sintomas das lesões grau I são edema e desconforto; grau II, perda de função, gap e equimose eventual; grau III, rotura completa, dor intensa e hematoma extenso.