O que é um estímulo visual?

Perguntado por: oassuncao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

A estimulação visual é uma terapia que aborda a capacidade do bebê ou da criança e auxilia na adaptação do ambiente para proporcionar o melhor aprendizado e desenvolvimento global mesmo com a baixa visão.

A capacidade de selecionar, organizar e dar significado ao que está sendo visto é o que chamamos de percepção visual. Por mais que pareça simples e muito natural, essa é uma das mais importantes funções executivas, afinal, ela influencia consideravelmente na compreensão do mundo.

Os recursos visuais também ajudam as crianças a compreender a rotina e contribuir com suas atividades. Melhora a comunicação entre crianças com autismo e seus responsáveis.

A maioria dos profissionais avalia a atuação do fonoaudiólogo na reabilitação visual como fundamental para o desenvolvimento infantil de crianças cegas ou com baixa visão, sendo de suma importância para a comunicação das pessoas com deficiência visual.

São pequenas sequências de exercícios visuais diários que incluem alongamentos para os olhos. Os movimentos vão ativar os músculos oculares. E como isso vai ajudar a melhorar seu problema de visão e dar o primeiro passo para se libertar dos óculos, por exemplo?

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Um exemplo de como a percepção visual está atuando constantemente no nosso dia a dia seria quando alguém está olhando para uma mesa: de forma automática, essa pessoa consegue identificar os objetos que estão ali, conseguindo apresentar uma resposta rápida.

A percepção visual é composta pelas seguintes habilidades: Discriminação visual: capacidade de perceber diferenças ou semelhanças em objetos com base no tamanho, cor, forma, direção. Memória visual: capacidade de recordar estímulos visuais, seja a longo ou curto prazo.

As habilidades visuais sobre as quais a linguagem se constrói são a recepção visual, contato ocular, olhar recíproco, atenção visual, localização visual e referente ocular (olhar referencial) (Kumin, 1994).

O desenvolvimento visual em crianças é um processo complexo que envolve a maturação de diversas habilidades visuais. Desde o nascimento, os bebês começam a explorar e compreender o mundo através de seus sentidos, incluindo a visão.

A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.

Os recursos visuais identificados são: imagens, fotos ou figuras, para contextualizar ou fornecer o significado da palavra alvo; e aspectos gráficos como as cores, o sublinhado e o negrito para dar destaque ao verbal ou para o ensino da pronúncia.

Recursos visuais no engajamento e relacionamento nas redes Sociais

  1. Mantenha seu conteúdo escrito breve e informativo.
  2. Use recursos visuais úteis, como ícones, gráficos e ilustrações.
  3. Não inclua mais de 10 etapas ou ideias.
  4. Torne o seu texto fácil de ler em qualquer tela.

Embora possa ser combinada com a linguagem escrita ou sonora, a comunicação visual não precisa de qualquer texto ou som para trocar mensagens. As informações estão nas cores, formas, imagens, ilustrações, entre outros signos da linguagem visual, e na forma como eles são organizados e hierarquizados.

A Estimulação Visual Precoce tem a função de estimular a visão residual em crianças portadoras de baixa visão. Recomendado para crianças que apresentam retardo no desenvolvimento neuropsicomotor e disfunções neurológicas.

A baixa visão ou visão subnormal, corresponde quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica.

Na medicina, uma pessoa é considerada cega se corresponde a um dos critérios seguintes: a visão corrigida do melhor dos seus olhos é de 20/200 ou menos, isto é, se ela pode ver a 20 pés (6 metros) o que uma pessoa de visão normal pode ver a 200 pés (60 metros), ou se o diâmetro mais largo do seu campo visual subentende ...