O que é um estilo de música?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Quando falamos em Estilo, falamos em englobar os elementos anteriores: estrutura e forma. Além disso, temos o importante toque da personalidade do artista. Podemos falar de estilo diferente comparando guitarristas, saxofonitstas diferentes, entre outros instrumentos.

Confira os 7 estilos musicais brasileiros mais consumidos

  • Sertanejo. ...
  • Forró ...
  • Samba. ...
  • Bossa Nova. ...
  • Funk. ...
  • Rap. ...
  • MPB.

Além do sertanejo, o funk e o arrocha também estiveram à frente da preferência dos usuários. Que o digam MC Ryan SP, MC Cabelinho e Ana Castela, entre outros nomes que figuraram entre os "mais mais" do Verão 2023.

A MPB - sigla para Música Popular Brasileira - é um dos gênero musicais mais apreciados no Brasil e também internacionalmente.

Samba, sertanejo, rock, reggae, funk. Cada um deles é um gênero musical diferente. Portanto, os gêneros correspondem ao que conhecemos popularmente como tipos de músicas. Essas categorias levam em conta vários elementos, como ritmo, estilo, instrumentos usados.

Resposta verificada por especialistas. Os conceitos se diferem porque enquanto gênero musical é uma forma de categorização de músicas, o estilo musical trata-se mais da subjetividade artística. Gêneros musicais são categorias musicais que agrupam músicas com características semelhantes.

Os gêneros musicais mais ouvidos do mundo
Por vários anos, o pop manteve seu lugar como o gênero musical mais ouvido no mundo. Com uma taxa de audição de 64 %, o pop está bem à frente do rock e da música eletrônica. Em segundo lugar, o rock tem uma taxa de escuta de 57 %.

Quais são os estilos musicais de origem brasileira? Assim como existe variedade em ritmo, existe, também, em tipos de estilos musicais. São mais de 25 gêneros mapeados, tendo os de origem brasileira e outros inspirados no exterior.

O Brasil tem dezenas de gêneros musicais diferentes, desde os tradicionais até os modernos, sendo uns derivados de outros. Os mais populares nós mencionamos no texto e incluem sertanejo, samba, choro, pagode, forró, axé e funk.

Sertanejo

Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha.

Top 5 artistas mais escutados no Spotify no Brasil em 2022

  • Marília Mendonça.
  • Henrique & Juliano.
  • Jorge & Mateus.
  • Gusttavo Lima.
  • Maiara & Maraisa.

Xisto de Paula Bahia (Salvador, 6 de agosto de 1841 – Caxambu, 30 de outubro de 1894) foi um ator, cantor e compositor brasileiro. Xisto foi também o compositor da primeira música gravada no Brasil: o lundu "Isto é bom". Xisto Bahia (por Bento Barboza, publicado em Revista Theatral, n. 22, 1894).

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

Música tradicional: é aquela que reúne elementos e particularidades sonoras que caracterizam um povo, um país, uma região, uma cultura etc., e pode ser configurada em diferentes gêneros e estilos musicais - por exemplo: forró, samba, bossa nova, sertanejo etc.

Através do Samba, Frevo, Baião, MPB, Sertanejo, Forró, Piseiro, Maracatu, Funk e vários outros ritmos, os brasileiros se divertem e conhecem artistas que representam e fomentam essa cultura no país.

Ao longo da história da música diversos estilos musicais surgiram, influenciados por aspectos históricos, culturais e geográficos. Apesar de organizarmos as músicas em estilos e categorias, isso não é uma tarefa fácil, já que a música é um produto cultural dinâmico de um povo.

samba

Tradicionalmente, o estilo musical mais associado ao estado do Rio de Janeiro é o samba.

hip hop

Segundo levantamentos de aplicativos de música, e demais mecanismos de pesquisa, o estilo mais escutado do mundo atual não é a música clássica, mas sim o hip hop.

Samba

1. Samba. O samba é talvez o gênero musical que melhor representa a cultura brasileira em um primeiro momento. Surgido em um contexto de resistência do povo afrodescendente, esse estilo já foi perseguido no passado, se fortalecendo novamente e se constituindo hoje como um dos mais escutados no país.