O que é um espasmo neurológico?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Quando estamos cansados e temos aquela contração da musculatura da pálpebra, por exemplo, é um tipo de espasmo. Nesse caso, de um grupo muscular pequeno, que acontece geralmente quando você está cansado, estressado, com privação de sono”, explica Christiane Cobas, neurologista do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica.

Os espasmos musculares podem ser um sinal de doenças como a distonia, uma condição neurológica que é capaz de causar espasmos musculares dolorosos, além de ser um sinal de lesão por esforço repetitivo e hipocalemia, uma deficiência de cálcio.

Os sintomas adicionais dos espasmos musculares são:

  • movimentos lentos;
  • músculos enrijecidos ou paralisados;
  • formigamento ou dormência;
  • fraqueza;
  • coordenação motora debilitada;
  • dor muito intensa.

Algumas formas de aliviar ou tratar os espasmos para que se tenha uma qualidade de vida melhor!

  1. Medicamentos;
  2. Limitar o uso de cafeína;
  3. Fisioterapia;
  4. Acupuntura;
  5. Manter a alimentação equilibrada.

Tremores no corpo
Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

De qualquer maneira, é uma experiência comum (a Academia Americana de Medicina do Sono relata que até 70% das pessoas já tiveram esse espasmo). Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

A mioclonia é uma condição que causa espasmos involuntários em diversos músculos do corpo. Ela pode ocorrer durante o sono e é um exemplo frequente dessa condição, principalmente em crianças. Trata-se de algo que acontece no início do sono e gera a sensação de susto ou de estar caindo e acordar logo em seguida.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

As principais causas do desenvolvimento das doenças neurológicas são: fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo e infecções. Logo, quanto mais rapidamente for realizado o diagnóstico de uma doença neurológica, mais chances terá o paciente de ter sucesso no tratamento.

Normalmente, esses espasmos não são preocupantes e nem precisam de tratamento. Eles costumam ser benignos e não ocorrem com muita frequência. A causa mais comum está geralmente relacionada a picos de estresse.

Os espasmos noturnos, ou mioclonias, consistem em movimentos breves, rápidos, involuntários e bruscos. Esses episódios ocorrem durante o sono, ou quando a pessoa está prestes a dormir.

Sinais e sintomas dos espasmos infantis
Os espasmos começam com contrações súbitas, rápidas e tônicas do tronco e dos membros, às vezes por vários segundos. Os espasmos variam de acenos sutis de cabeça até contrações do corpo todo. Eles envolvem flexão, extensão ou, mais frequentemente, ambos (misto).

Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. E são o resultado de contrações involuntárias causadas por excesso de estímulos ou novos estímulos ou ainda de espamos resultantes de descargas de adrenalina no corpo.

Chás relaxantes: valeriana
Um dos remédios naturais mais indicados para o combate ao estresse e à ansiedade é a valeriana, planta com propriedades calmantes, sedativas e que aliviam tensões corporais – suavizando, por exemplo, espasmos musculares.

O espasmo não faz mal à saúde diretamente, mas é bastante incômodo, esteticamente estranho e pode causar acidentes. Na época que eu (Ricardo Shimosakai) estava fazendo minha reabilitação, procurei meios para parar ou pelo menos amenizar isso.

A ansiedade provoca na mente da pessoa a sensação que irá entrar em um ataque de nervos a qualquer momento. Essa pessoa geralmente passa do sentimento de euforia indo às lágrimas em pouco tempo. Em picos de estresse, começam a surgir esses sintomas de irritação e mudanças bruscas de humor sem nenhuma explicação.

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.