O que é um Eruexim?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

[Antigo] Sala, nas cadeias, onde os presos passeavam e recebiam visitas. Origem etimológica:árabe ad-dobba, ferrolho.

1. Eruexim. Instrumento Sagrado da Orixa Inhasã, Matamba ou Oya, independe da nação em que é cultuada. Esse Instrumento atemporal que ela carrega lhe confere poderes sobre o mundo dos vivos e mortos.

Foto de : Eruexim Instrumento sagrado da Orixá Iansã, confere poderes sobre o mundo dos vivos e mortos. Girando o instrumento, Iansã move os ventos no mundo físico e encaminha os mortos (eguns) no mundo espiritual. Parece com um abanador ou espanador. O eruexim integra indumentárias e assentamentos nos pejis.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Iansã quer dizer a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer. Oyá é conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários Orixás, especialmente Orixá Xangô e Orixá Ogum.

Seu grito é forte como um trovão #yansa #yansã #iansa #iansã #orixa #orixas #umbanda #candomble.

Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo. Assim, você evita explosões desnecessárias. Provavelmente essa é uma das piores características deles, mas é uma das principais e você precisará aprender a conviver com ela.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim.

Confeccionados com cauda de boi, de búfalo ou de cavalo, têm as finalidades de: afastar os espíritos para o seu espaço sagrado; eliminar as adversidades da comunidade; e de atrair a fartura e prosperidade.

Atributo sagrado do orixá Oxóssi. Espécie de chibata cerimonial, com cabo de madeira ou osso trabalhado com metal, prendendo um rabo de boi ou vaca.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

A sua relação com a natureza e com tudo aquilo que faz parte dela naturalmente fez com que ele fosse relacionado à cor verde. Rainha dos raios e criadora dos ventos e das tempestades, Iansã protege os seus seguidores ao impedir que feitiçarias feitas contra eles sejam bem-sucedidas.

A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover. Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor.

Continuar lendo