O que é um erro de ortografia?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Erros de ortografia são comuns. Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

Analisando as línguas europeias, podem ser identificados dois padrões de ortografias diferentes: Ortografia fonética. Cada som corresponde a uma letra ou grupo de letras únicos e cada letra ou grupo de letras corresponde a um único som. Ortografia etimológica.

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto! A ferramenta sinalizada os erros gramaticais e de sintaxe.

Isso se dá pelo desconhecimento das diferenças entre língua oral e língua escrita. É mais frequente em falantes de variedades linguísticas mais afastadas da língua padrão, o que as leva a escrever, por exemplo, muié (mulher).

Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, ERRO é o ato ou efeito de errar, ou o juízo ou julgamento em desacordo com a realidade observada, ou a qualidade daquilo que é inexato, incorreto, ou ainda o desvio do caminho considerado correto, bom, apropriado; um desregramento.

Erro de português pode ser definido como estruturas que não são previstas pela gramática da língua. Para que fique mais claro, daremos o exemplo de uma regra bem conhecida e estabelecida da língua portuguesa: o artigo sempre é colocado antes do substantivo (a mesa, a menina, o livro).

As regras ortográficas referem-se à normatização da escrita de palavras a partir de fatos observados na língua. A ortografia é, pois, uma convenção que tem de ser obedecida.

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita. Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.

O que é disortografia
A disortografia é um transtorno de escrita. O texto escrito por uma pessoa com disortografia tem vários erros que são cometidos repetidamente e não se relacionam com suas habilidades intelectuais.

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

A ortografia é o conjunto de regras determinadas pela gramática normativa (ou norma culta, elas que estabelecem a forma como o idioma deve ser falado) para forma correta de como devemos escreve-las em uma oração, como o uso de acentos e dos sinais de pontuação, por exemplo.

O Corretor Ortográfico é uma ferramenta para revisar textos digitalizados. Os erros ortográficos são marcados a vermelho, os erros gramaticais a amarelo e as sugestões a azul. O corretor de texto também identifica erros de pontuação dando sugestão de vírgulas e pontos.

A verificação ortográfica ajuda a revisar e corrigir a ortografia nos seus dispositivos. Você pode verificar se há erros de ortografia no seu computador ao digitar em campos de entrada na Web. Quando a verificação ortográfica está ativada, é possível escolher entre "Básica" e "Aprimorada".

Moraes (2003) afirma que “A aquisição da ortografia é impulsionada por diversos fatores, tais como a exposição do aprendiz à língua escrita, a freqüência de aparecimento das palavras, a regularidade ou não da notação ortográfica”.

O que fazer para evitar erros de ortografia?

  1. Desenvolver a consciência fonológica. A primeira dica que oferecemos para não cometer mais erros de ortografia é desenvolver a consciência fonológica. ...
  2. Jogos com palavras. Chegou a hora de brincar e aprender. ...
  3. Praticar ditados curtos. ...
  4. Ler com frequência. ...
  5. Fazer um desenho.

Há vários motivos para você ensinar seus alunos a escrever de forma correta. Além de estimular o aprendizado da língua oficial do país, o conhecimento das normas ortográficas ajuda a garotada a superar o medo de se expressar por escrito e, diferentemente do que muitos acreditam, não afeta em nada a criatividade.

Com relação aos erros, podemos dizer que eles são classificados em três categorias.
...
Classificação dos erros

  • Erros grosseiros ou enganos;
  • Erros acidentais ou fortuitos;
  • Erros sistemáticos ou constantes.

8 bons caminhos para superar os próprios erros

  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.

Por exemplo: abacaxi é com “x”. Ao redigir “abacachi”, há, portanto, um erro ortográfico. Fazem parte da ortografia o uso dos sinais gráficos e de pontuação e a crase. Já a gramática significa o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada.

Acentuação
Ditongos abertos (ei e oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas, ou seja, as palavras que têm ditongo aberto na penúltima sílaba (quando ela for a mais forte) perderam o acento. Como era: jibóia, heróico, colméia, idéia. Como ficou: jiboia, heroico, colmeia, ideia.