O que é um endométrio atrófico?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Também conhecido como endométrio atrófico, que é o endométrio com menos de 6mm de espessura. Espessuras menores que essa não são consideradas aptas para a implantação do embrião.

O endométrio fino, basicamente, é a condição ginecológica na qual o endométrio tem uma espessura reduzida, que impossibilita a nidação e o suporte fetal durante a gestação. Ele é diagnosticado quando o ultrassom detecta que a camada endometrial não ultrapassa 7 mm de espessura mesmo na época da ovulação.

Causas do endométrio fino
Quando há uma lesão da camada basal, o endométrio não consegue mais crescer naquela região. Isso pode ocorrer em processos inflamatórios, como infecções (endometrite) e após cirurgias uterinas, como retiradas de miomas e pólipos e, principalmente, após curetagens uterinas.

Alguns tratamentos não hormonais, como hidratantes, lubrificantes e o uso de laser vaginal, também são indicados. Outra possibilidade de tratamento é o ospemifeno, um modulador de receptor hormonal seletivo (SERM) na dispareunia e na atrofia vulvovaginal.

A atrofia uterina caracteriza-se como uma consequência da menopausa (seja ela fisiológica, induzida por cirurgia ou medicamentosa). Pode ser acompanhada por mucosas secas, diminuição da libido, incontinência urinária, ganho ponderal, alterações cardiovasculares, depressão e ansiedade.

Quais são os sinais e sintomas de câncer de endométrio? A maioria das pacientes com essa neoplasia apresenta sangramento vaginal anormal ou algum corrimento. No primeiro caso, pode-se notar um aumento do fluxo nos ciclos menstruais, sangramento irregular entre os períodos ou, ainda, hemorragia pós-menopausa.

Redução dos tecidos, órgãos ou de todo o corpo devida à morte e reabsorção celular, redução da proliferação celular, diminuição do volume das células, isquemia, desnutrição, redução das funções ou alterações hormonais.

Na menopausa, o endométrio deve ter espessura menor que 5mm. Já nas mulheres que fazem reposição hormonal, a espessura do endométrio pode atingir até 8mm. Quando são identificados no ultrassom valores acima destes limites, é diagnosticado o espessamento endometrial.

Atrofia do endométrio: na menopausa, pela ausência dos hormônios, o tecido que reveste o útero afina tanto que alguns de seus vasos superficiais ficam expostos, causando pequenos sangramentos esporádicos. Não há necessidade de preocupação, esta é uma alteração fisiológica.

Inhame. O inhame é um regulador natural dos hormônios e atua não só induzindo a ovulação, como restabelecendo os níveis funcionais dos hormônios durante todo o ciclo. Comer o tubérculo durante a fase lútea ajuda a espessar o endométrio.

Atrofia Endometrial é outra condição uterina também conhecida como “endométrio fino” porque é caracterizada por provocar que o tecido endometrial tenha uma grossura inferior a 5mm, o que causa sérias dificuldades para engravidar.

Como descobrir se tenho endométrio fino? O diagnóstico para descobrir se o seu endométrio é fino pode ser feito por meio de um exame de ultrassom transvaginal (também chamado de endovaginal),realizado durante o período fértil.

A melhor forma para avaliar se seu endométrio está adequado é através de ultrassonografia transvaginal indicada por um médico especialista e tratamento individualizado prescrito por este.

A espessura endometrial normal pelo exame de ultrassonografia da pelve em mulheres menopausadas é de até 4mm.

O tratamento da atrofia vai depender de sua gravidade. Na maioria dos casos, a atrofia por desuso pode ser revertida por meio da prática de atividades físicas e de nutrição alimentar.