O que é um embotamento?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Embotamento afetivo é a perda de todo tipo de vivência afetiva. Ele é observável por pessoas ao redor, constatável por meio da mímica, da postura e da atitude do indivíduo. Geralmente a pessoa que sofre com embotamento costuma ser mais isolada e ter uma postura mais retraída.

É a vivência de incapacidade para sentir emoções, experimentada de forma muito penosa pelo indivíduo. O paciente, nesses casos, queixa-se de se sentir “morto por dentro” ou em estado de vazio afetivo. Diferentemente da apatia, o “não sentir” é vivenciado com muito sofrimento, como uma tortura.

A esquizofrenia tem como característica o embotamento afetivo, podendo levar a distorções do pensamento, na percepção e nas emoções.

Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos. É comum ocorrer na esquizofrenia e em outras doenças psiquiátricas.

3- Embotamento afetivo
Quando o indivíduo não consegue produzir nenhum tipo de sentimento. Demonstração de afeto não é (e nunca foi) prova de afetividade. São coisas distintas. Afeto é uma coisa, demonstração de afeto é outra.

2 debilitar, consumir. 3 insensibilizar, desumanizar. 4 cegar, despontar, enfraquecer, hebetar.

Em termos simples, esses medicamentos atuam evitando que a serotonina seja retirada na chamada fenda sináptica, sendo local onde ela exerce suas funções como neurotransmissor. Isso significa que o remédio evita que esse hormônio (serotonina) se dissipe rapidamente e, como resultado, mantém seus efeitos por mais tempo.

A anedonia é a incapacidade de sentir prazer e aproveitar as coisas boas. É como se o nosso cérebro decidisse se desconectar. Não sentir para não sofrer, isolando-se e ficando anestesiado. Talvez você já tenha sentido isso alguma vez em sua vida, mas e o que acontece quando isso se torna crônico?

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência. ...
  8. 6 Comentários.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”.

Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Geralmente a esquizofrenia se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola.

Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.

As estratégias mais eficazes de como se livrar dos bloqueios mentais se concentram na raiz do que mantém as pessoas presas.

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO. ...
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE. ...
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO. ...
  4. REPROGRAME SUA MENTE. ...
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

7 sinônimos de embotado para 1 sentido da palavra embotado: 1 cansado, cego, despontado, gasto, insensível, reboto, rombo.

Carência afetiva e a psicologia
Os psicólogos tem percebido alguns fatores interessantes: As pessoas que se sentem mais privados de carinho podem ser menos felizes; mais solitárias; com mais probabilidade de sofrer de depressão e estresse. Eles têm menos apoio social e menor satisfação com relacionamentos.