O que é um elemento coesivo catafórico?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.

Termos anafóricos são aqueles que resgatam uma palavra citada anteriormente no texto. A anáfora pode exercer diferentes funções: criar efeitos estéticos (caso comum na poesia, que utiliza a figura de linguagem de repetição para dar ênfase em uma ideia) ou contribuir na coesão do texto.

Os pronomes catafóricos são aqueles que anunciam um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, mas dependente.

Para resumir: quando estiver fazendo referência a um termo citado anteriormente, se trata de uma anáfora. Quando estiver antecipando um termo ou expressão que ainda será citado, é uma catáfora.

Se o anafórico se refere a um antecedente, o catafórico se refere ao que será enunciado adiante. Em "A verdade é esta, meus caros: estamos mal-arrumados!", por exemplo, o pronome demonstrativo "esta" se refere ao que é enunciado em seguida ("estamos mal-arrumados!").

Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.

A diferença entre anáfora e catáfora refere-se à anáfora como estratégia linguística, e não como figura de linguagem. A anáfora trabalha com a retomada de elementos apresentados anteriormente na frase ou no texto, a catáfora faz o processo de referenciar-se elementos que serão apresentados posteriormente.

Anáfora pode referir-se a uma figura de linguagem ou a um mecanismo de coesão textual. No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido.

Significado de Anafórico
[Retórica] Que se refere, pertence ou é próprio de anáfora, da figura de linguagem que consiste na repetição da mesma palavra no início de várias frases ou versos: discurso anafórico, estribilho anafórico.

A coesão por referência sempre vai atuar com um termo que substitui o outro . As referências podem ter duas classificações: exofórica (quando se reporta a um dado externo) e endofórica (quando se reporta a um dado interno no texto).

Coesão por Referência
Exofórica.: é aquela que se refere a um elemento fora do texto. Ex.: A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas.

A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

2020. Segundo o site Infopédia (Dicionários da Porto Editora), dêitico é o "elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores".

Os elementos coesivos são marcas linguísticas responsáveis por conectar as partes de um texto de forma sequencial ou referencial. Os elementos coesivos amarram o texto, formando uma unidade coesa e significativa. Os elementos coesivos são responsáveis por conectar ideias e termos em uma sentença.

assim, como, com efeito, como resultado, dado que, de fato, de tal forma que, de tal sorte que, em virtude de, já que, logo, pois, por causa de, por conseguinte, por consequência, por isso, porquanto, porque, portanto, que, tão, uma vez que, visto que, Ela teve uma crise de alergia por causa do pelo do cachorro.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição.

Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.

Quando a demonstração é de elementos do texto, dizemos que há uma referência textual ou endotextual ou ainda endofórica; quando a demonstração é de elementos do contexto, dizemos que há uma referência contextual, exotextual, exofórica ou dêitica.

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora.

Continuar lendo É um elemento coesivo?